sexta, 29 de março de 2024

Hospital da França usa o cobre para combater infecções hospitalares

07 novembro 2011 - 22h29Por Assessoria
O Centro Hospitalar de Rambouillet, na região de Paris, é o primeiro hospital da França a instalar superfícies de contato de cobre para combater e reduzir o risco de infecções hospitalares em seus pacientes, uma vez que o metal tem grande poder antimicrobiano. Grades de proteção de cama, carrinhos, chaves, corrimões, maçanetas e placas feitas de cobre e ligas deste metal foram instalados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e na pediatria do Hospital.

Superfícies de contato que levam o cobre demonstram ser capazes de eliminar, de maneira contínua, bactérias, vírus e fungos em hospitais – incluindo MRSA, Clostridium difficile e o Influenza A (gripe).

“Após 15 anos de pesquisa científica em laboratórios e hospitais que demonstraram as propriedades antimicrobianas do cobre, decidimos equipar nossas UTIs e alas pediátricas com o metal. Aplicamos uma política proativa de prevenção, utilizando materiais inovadores que não têm impacto na forma de trabalho da equipe médica, tendo como objetivo final melhorar o bem-estar e a segurança dos nossos pacientes”, afirma o Diretor do Hospital Rambouillet, Jean-Pierre Richard.

Para o Dr. Patrick Pina, Chefe do Departamento de Higiene do Hospital Rambouillet, “enfrentar os germes e bactérias, que cada vez mais se tornam resistentes aos antibióticos, significa colocar a prevenção de enfermidades como uma prioridade. E é fundamental para as Unidades de Cuidados Intensivos e pediatria tomar medidas para prevenir a propagação de agentes que poderiam levar a uma epidemia entre pacientes que são particularmente vulneráveis”.

Dr. Pina é o responsável por avaliar o impacto da medida preventiva, monitorando as taxas de infecções hospitalares no ambiente após a instalação dos dispositivos de cobre. Os dados gerados serão utilizados para informar ao Ministério da Saúde francês sobre a iniciativa, seus resultados e a possível adoção de superfícies de cobre antimicrobiano na assistência sanitária. “O protocolo de avaliação que desenvolvemos nos permitirá determinar se o cobre pode desempenhar um papel central na prevenção de infecções nos hospitais, e esperamos que os resultados sejam tão promissores como os obtidos nos Estados Unidos", destaca Dr. Pina.

Em julho, o professor Michael Schmidt, da Universidade Médica da Carolina do Sul (EUA), apresentou no Congresso Internacional de Controle e Prevenção de Infecções (ICPIC), realizado em Genebra, os resultados iniciais de um estudo realizado em três hospitais dos Estados Unidos, demonstrando que o uso de superfícies de cobre antimicrobiano em salas de UTI reduz em 40% o risco de se contrair uma infecção hospitalar.

O Diretor Jean-Pierre Richard explica que “existe uma crescente evidência de que o meio ambiente tem um papel significativo na transmissão de infecções, assim como as práticas de higiene como lavar as mãos sistematicamente e, nesse sentido, as superfícies de cobre ajudam a reduzir consideravelmente a contaminação microbiana. O cobre trabalha como um complemento às medidas de prevenção de infecções”, reforça.

Claude Rambaud, Presidente da Lien – uma Associação de Pacientes – diz que, por ano, as infecções nosocomiais matam 3,5 mil pessoas que ingressam para receber tratamento nos hospitais franceses. “Esta cifra é comparável com o número anual de vítimas nas estradas. A luta contra essas infecções deve ser motivo de mobilização nacional. Se os resultados do estudo francês forem conclusivos, o que tem sido o caso em todas as pesquisas realizadas até agora nos hospitais de todo o mundo, devemos ter em conta e assegurarmos que o cobre seja visto como uma forma séria para melhorar as políticas destinadas à redução dos riscos em hospitais”, conclui Rambaud.

Brasil

No Brasil, o Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre – está atuando junto aos hospitais com o objetivo de desenvolver um projeto piloto que contemple o cobre no mobiliário hospitalar.” É um exemplo a ser seguido no mundo”, comenta Antonio Maschietto, diretor do Procobre – instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundindo sua contribuição à melhora da qualidade de vida e ao progresso da sociedade.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela