sábado, 20 de abril de 2024

Índice de desigualdade caiu 35,1% em MS no período de trinta anos

10 novembro 2011 - 20h45Por CG News
A desigualdade na renda domiciliar per capita média dos municípios de Mato Grosso do Sul, medida pelo índice de Gini, caiu 35,1% nos últimos trinta anos. Isso significa que a diferença entre a renda dos moradores das cidades mais ricas e mais pobres vem diminuindo.

Os dados fazem parte do estudo divulgado nesta quinta-feira, 10, pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O Comunicado nº 120 – Evolução da desigualdade de rendimento domiciliar per capta nos municípios brasileiros usou informações dos Censos Demográficos do IBGE para calcular a desigualdade de renda entre os municípios brasileiros. Em 1980, o índice de Gini entre os municípios de Mato Grosso do Sul era 0,20. Em 2010, caiu para 0,11. No Gini, quanto mais próximo de 1, mais desigual é a região.

Conforme o Ipea, o Centro Oeste foi a segunda região com maior queda nessa índice desigualdade, com 37,5%. A região que teve a maior redução foi a Nordeste, com (39,3%).

Entre os estados, o melhor desempenho, nos últimos trinta anos, foi da Paraíba, com redução de 47,9% no índice de Gini da renda domiciliar per capita. Amapá e Roraima foram as únicas unidades da Federação que tiveram aumento na desigualdade entre as rendas médias dos seus municípios.

“Como são regiões de expansão da fronteira agrícola, é provável que os estados não tenham consigo gerar emprego e renda suficientes para atender a população volumosa que tem migrado para lá”, explicou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Para Pochmann, os resultados mostram que o país está avançando e gerando emprego em territórios mais pobres. As diferenças regionais, no entanto, ainda são gritantes. “O Nordeste, por exemplo, tem crescido mais que o resto do país, gerando empregos; mas quando olhamos a média, percebemos que os estados mais pobres têm um quarto da renda dos mais ricos. Nossa desigualdade ainda é estrutural”, concluiu

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa