terça, 23 de abril de 2024

Instituto firma parceria para pesquisa da vacina contra Dengue

Instituto firma parceria para pesquisa da vacina contra Dengue

27 julho 2011 - 12h19Por Fonte: Assessoria
A diretoria executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), representando o governador André Puccinelli e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), reuniu-se nesta última sexta-feira (22) com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Célia Maria Oliveira, o diretor regional de pesquisa clínica da Sanofi Pasteur, Pedro Garbes e o professor e representante da Fiocruz, Rivaldo Venâncio da Cunha.

A reunião, que aconteceu na reitoria da UFMS, teve como pauta a parceria firmada entre o governo do Estado, a UFMS e a empresa anglo-francesa de vacinas, Sanofi Pasteur, para o desenvolvimento da pesquisa de uma vacina tetravalente contra a dengue que, como o próprio nome sugere, irá proteger contra os quatro tipos de vírus de dengue existentes - DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Testes da vacina já abrangem outras instituições do Brasil, da América Latina, Europa e Ásia. "Optamos por buscar a UFMS porque a Universidade possui condições interessantes para que possamos conhecer um pouco mais sobre a dinâmica da doença, visto que na região há grande incidência, além de ter acontecido em Mato Grosso do Sul uma epidemia, entre os anos de 2007 e 2008. Este é um estudo inicialmente epidemiológico e, posteriormente, um estudo com a vacina. A UFMS possui profissionais comprometidos e capacitados para a realização dessa pesquisa, além do professor Rivaldo, que é uma autoridade no assunto da Dengue e está sempre disposto a ajudar, realizando um excelente trabalho na Universidade", justifica o médico Pedro Garbes.

Já a reitora da UFMS expôs que, atualmente, a UFMS conta com 17 mil alunos de graduação presencial, 3 mil alunos à distância e mais de 2 mil alunos de pós-graduação. "Analisando essas quantidades, percebe-se que ainda temos poucas vagas oferecidas para a pós-graduação. Nosso grande desafio agora é conseguir mais recursos humanos; estamos lutando para conseguir mais 120 professores para investir ainda mais em educação e conhecimento", afirma.

Célia apresentou ainda aos visitantes um mapa de MS com a distribuição de todos os campi da Universidade, mostrando as grandes distâncias entre eles. "A interiorização é muito importante para unir as distâncias entre doutores, pesquisa e conhecimento, contribuindo para aumentar também o número de recursos para a universidade", finaliza.

Pedro Garbes complementou, dizendo que a empresa Sanofi Pasteur é anglo-francesa, ou seja, está muito distante do Brasil, além de que o próprio Brasil é muito extenso e caberiam vários países da Europa dentro dos Estados brasileiros, ainda sobrando espaço. "É necessário todo um papel educativo para que as pessoas entendam estas distâncias e dificuldades". Ele conta ainda que ficou surpreso com a região Centro-Oeste do Brasil, que está repleta de pessoas comprometidas e empenhadas em ajudar e receber melhorias e mais investimentos.

O diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine, salientou a importância de se investir em saúde, ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul e explicou que as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Faps possuem um bom relacionamento com o Ministério da Saúde, existindo inclusive o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), que financia pesquisas em temas prioritários para a saúde da população, contribuindo para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde em todos os Estados. "Ficamos felizes com essa importante parceria que prestará um bem social com a saúde da população", finaliza Turine.

A Sanofi Pasteur possui várias décadas de atuação no Brasil, na área de vacinas. Inicialmente as atividades eram voltadas para o suporte da Saúde Pública, mas entre 2008 e 2009 a empresa começou a lançar projetos para pesquisa e inovação. "Quando finalizarmos este projeto com a vacina tetravalente contra a dengue, poderemos voltar para Mato Grosso do Sul e trazer mais propostas de projetos de pesquisa e recursos da empresa", conclui Garbes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AGEPEN

Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta

ESPORTES

Workshop gratuito ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil

CONCURSO PÚBLICO

SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso

ECONOMIA

Arrecadação federal bate recorde em março