Menu
Busca terça, 03 de agosto de 2021

Intelectuais lançam manifesto para defender PCdoB da "histeria macarthista"

Intelectuais lançam manifesto para defender PCdoB da "histeria macarthista"

26 outubro 2011 - 17h30
Uol

Um grupo de 120 intelectuais lançou nessa terça-feira (25) um manifesto em solidariedade ao PCdoB, partido do ministro do Esporte, Orlando Silva, que pode deixar o cargo após notícias de corrupção na pasta.

Na avaliação deles, o partido vem sendo alvo de uma “onda histeria macartista”, movida por forças reacionárias da sociedade, entre elas a imprensa conservadora. O macartismo foi um movimento iniciado pelo senador Joseph McCarthy em 1951, nos Estados Unidos, durante a Guerra Fria, para perseguir comunistas, inclusive em outros países.

Assinam o abaixo-assinado políticos, professores acadêmicos, artistas e jornalistas, entre eles o deputado Aldo Rebelo --cotado para assumir o lugar de Silva--, o economista e ex-presidente do Palmeiras Luiz Gonzaga Beluzzo e o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), Marcio Pochmann.

Veja abaixo o texto:

Os que assinam esta nota vêm a público denunciar a onda de histeria macarthista deflagrada nos últimos dias contra o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Alimentada por preconceitos antidemocráticos, que pensávamos já superados na vida política nacional, essa sórdida campanha visa a atingir todos os que lutam com dignidade e coragem pelo desenvolvimento do Brasil e pela justiça social.

Nos solidarizamos com o PCdoB, destacando sua longa história de luta e dedicação à defesa da democracia, da soberania nacional, do socialismo e dos trabalhadores. Essa trajetória é marcada pelos compromissos com a lisura e com a causa pública.

Reafirmamos que, numa ordem democrática, a leviandade da acusação sem provas e sem direito de defesa constitui grave violação do Estado de Direito.

São Paulo, 25 de outubro de 2011

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Vendas de automóveis têm queda de 8,4% em julho comparado a 2020
BRASILÂNDIA
Polícia Civil estoura entreposto de cigarros contrabandeados do Paraguai e prende casal
PROSSEGUIR
Riedel e Verruck explicam medidas para a retomada econômica e falam da geração de empregos
ECONOMIA
PEC dos precatórios prevê parcelamento de dívidas acima de R$ 66 mi