sexta, 29 de março de 2024

Laboratórios móveis agilizam cadeia leiteira

16 maio 2012 - 08h19Por Correio do Estado
Até o final de 2012, o Sebrae/MS pretende atender 500 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul com projetos de apoio à pecuária leiteira: “Vaca móvel”, “Rufião” e “Agromóvel”. Estes projetos já realizaram 320 diagnósticos no Estado, com levantamentos e avaliações voltadas para as cidades de Terenos, Campo Grande, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari e Bandeirantes.

O gestor de projetos do Sebrae/MS, Eder Camargo, afirma que os três carros percorrem o Estado com objetivos distintos: “O Vaca Móvel analisa a qualidade do leite e identifica formas melhoria, quantidade de gordura, acidez, água e, posteriormente, é feito um descritivo com base na Instrução Normativa 62”.

Já o Rufião, um carro equipado com ultrassonografia, viaja pelos municípios com intuito de monitoramento reprodutivo e sanitário, identificando animais que oferecem lucros. Além disso, também elaboram mapeamento da propriedade. Já o Agromóvel, verifica a nutrição e manejo de pastagem, identificando boas práticas e simulando a ingestão de alimentos do gado.

As ações foram anunciadas ontem (15), durante o 15º Encontro do Leite, realizado em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, Parque dos Poderes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE