terça, 27 de fevereiro de 2024

Mato Grosso do Sul lidera ranking com os municípios mais arborizados do Brasil

Mato Grosso do Sul lidera ranking com os municípios mais arborizados do Brasil

28 maio 2012 - 16h20
Douradosinforma


Mato Grosso do Sul é a unidade da federação com os municípios mais arborizados do Brasil. Conforme a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95,67% dos 643.373 domicílios do Estado tem árvores. Em segundo, terceiro e quarto lugares estão o Rio Grande do Sul, São Paulo e o Rio Grande do Norte. Contudo, o índice de arborização é 10 pontos percentuais inferior - entre 80 e 81% - ao registrado por Mato Grosso do Sul.

Para o botânico Geraldo Damaceno a notícia é positiva. Ele acredita que a exigência e o estímulo ao plantio de árvores por parte do poder público é importante. “Só é preciso ficar atento à espécie que está sendo plantada. Temos que valorizar as espécies locais”, alerta.

Outra características

Mato Grosso do Sul também é o melhor Estado do País no que diz respeito a esgotamento sanitário, já que tem o menor percentual de domicílios com esgoto a céu aberto. No Estado, 1,24% dos imóveis não destinam o esgoto corretamente, enquanto o índice no Brasil é de 10,93% dos domicílios. Nas melhores posições deste quesito estão os estados de Goiás (1,72%), Minas Gerais (2,35%) e Espírito Santo (3,68%).

De acordo com o IBGE, o Estado também ocupa bons lugares no ranking das unidades da federação cuja maior parte dos domicílios possui calçadas, meio fio e guias, bueiros e bocas de lobo, e rampa para cadeirantes. A limpeza das ruas também ficam em boa posição.

Anahi Zurutuza/Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE

País tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos

CONSUMIDOR

Projeto proíbe comprar imóveis, carros e obras de arte com dinheiro vivo

SAÚDE

Brasil já registra metade dos casos de dengue contabilizados em 2023

GESTÃO PÚBLICA

Titular da pasta de parcerias estratégicas de MS recebe prêmio nacional de infraestrutura na B3