sábado, 20 de abril de 2024

Mato Grosso do Sul presente no 40º GP Brasil de F1

21 novembro 2011 - 10h27Por Assessoria
O automobilismo sul-mato-grossense está orgulhoso de seus comissários desportivos. No ultimo dia 12, houve um simulado na cidade de São Paulo, onde dez comissários desportivos e de pista foram convocados pela organização desportiva para participar do 40º Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

Estes comissários, por seus desempenhos em provas nacionais realizadas na capital e no Estado (como Stockcar, GT Brasil, Spyder Race, Fórmula 3, dentre outras) foram avaliados ao longo do ano e convocados a trabalhar entre os dias 24 e 27 de Novembro, ocasião do GP Brasil de F1, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Os comissários, Lucas Morbi, Fernando Picerne e Adriano Torres Flores, irão compor a equipe de Resgate, onde estarão coordenando e trabalhando com equipes de pista que fazem a retirada de peças e de carros e pilotos em situação de perigo.

Já os comissários, Marcos Joaquim Borges, Rafael Coelho, Thiago Vicente, Pedro Benites, Adriano Vilarino, Dejair Melgarejo e Sandro Correa irão compor a Equipe FIA Marshal Ligth, que é a equipe de comissários de pista responsável pelos luminosos de pista. Esta equipe dá apoio e suporte à sinalização de pista. Ao todo serão dezesseis comissários de pista no FIA Marshal Ligth, dando suporte a vinte e dois postos de sinalização oficial, com um total de sessenta e seis sinalizadores por toda a pista.

“Para nós é um prazer e uma honra poder trazer de vários lugares do Brasil pessoas competentes e dedicadas, pois sabemos que este trabalho por mais árduo que seja para eles, é uma espécie de recompensa por seus esforços nas provas de automobilismo, seja nacional ou regional, por todos os Estados.” Diz Alfredo Romulo Tambucci, Coordenador Esportivo do 40º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Os comissários de resgate tem um trabalho importante na retirada de peças, carros e pilotos em situação de perigo. Eles estão diretamente ligados à Direção de Provas pelo Coordenador de Resgate, que possui o controle, ainda, sobre as equipes de: extração, de bombeiros, de fire cars e médica, e depende exclusivamente das informações passadas pelos comissários de resgate na pista.

Já a equipe de comissários de pista dá suporte a todo esse serviço de resgate. Eles são responsáveis por informarem aos pilotos toda situação à frente, em um ponto cego para o piloto. Estas informações veem com luzes amarelas, que indicam perigo à frente; amarela com listras vermelhas, que indicam pista escorregadia; azul, que indicam líderes em ultrapassagem a retardatários; verdes, que indicam pista liberada; vermelha, que indica prova paralisada e por fim SC, que indica Safety Car na pista.

A Federação de Automobilismo de MS e a MS Sport Racing, estão orgulhosas de terem seus integrantes fazendo parte da F1 2011, no Brasil. Estes comissários, quase todos começaram na MS Sport Racing como simples sinalizadores de pista, os famosos bandeirinhas, e ao longo dos anos foram se aprimorando, fazendo cursos e hoje foram os convocados para fazer parte da equipe FIA GP Brasil de F1 2011.

Ao todo foram convocados comissários desportivos de somente cinco estados Brasileiros, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

“Estamos lisonjeados com essa convocação em massa de comissários da nossa Federação. Até 2010 tínhamos somente três comissários e hoje estamos enviando a São Paulo dez dos nossos melhores integrantes.” Diz Valdemir Dias Terra, Presidente da Federação de Automobilismo.

Marcos Borges, diretor da MS Sport Racing, complementa: “Foram anos de trabalhos e muita dedicação. Eu já havia participado de quatro grandes prêmios da F1 no Brasil e quando recebi a convocação, com os nomes de pessoas a quem ajudei a trazer para o automobilismo, fiquei imensamente feliz, pois além de pessoas dedicadas, são meus amigos e companheiros de equipe.”

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa