Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021

MEC abre hoje consulta a 108,5 mil vagas do Sisu, sendo 6,7 mil em MS

MEC abre hoje consulta a 108,5 mil vagas do Sisu, sendo 6,7 mil em MS

26 dezembro 2011 - 08h04Por CG News
A consulta aos cursos e vagas disponíveis no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) será aberta nesta segunda-feira (26). Em Mato Grosso do Sul, estão sendo oferecidas, para o primeiro semestre deste ano, 6.765 vagas nas três instituições públicas de ensino superior que adotaram o sistema como forma de ingresso.

Os estudantes interessados poderão consultar os cursos e vagas disponíveis no site do [Sisu](http://sisu.mec.gov.br/). As inscrições serão abertas à zero hora do dia 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 12 do mesmo mês.

O Sisu selecionará os candidatos por meio da nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011.

Vagas - Em Mato Grosso do Sul, a oferta maior será da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com 4.115 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação. A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai oferecer 2.370 vagas em 53 cursos e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), 280 em sete cursos.

Em todo o país, serão 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior.

Sisu - O sistema foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas. Por meio da ferramenta, o estudante pode disputar vagas em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.

O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

Diferente dos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de zero hora às 6 horas da manhã para atualização, em 2012 ele funcionará ininterruptamente. As notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Enem — Já estão disponíveis os resultados do Enem de 2011. O resultado individual pode ser conferido pelo candidato na página do exame na [internet](http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/)

É necessário informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado com a apresentação do número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, o estudante pode recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou mensagem SMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Pfizer entrega mais 1,3 milhão de doses de vacina ao Brasil
CULTURA
Festival da Literatura Indígena terá palestras, oficinas e música
ECONOMIA
Crescem reclamações sobre cobranças indevidas de crédito consignado
POLÍCIA
PMA de Dourados prende e autua dois pescadores por pesca e transporte de pescado ilegal