sexta, 19 de abril de 2024

Mulheres terão 240 cursos gratuitos no mês das mães

Mulheres terão 240 cursos gratuitos no mês das mães

01 maio 2012 - 19h44Por Assessoria
De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, uma média de 158.466 mulheres habitam a zona rural de Mato Grosso do Sul, sendo que Ponta Porã, Dourados e Sidrolândia ocupam o topo do ranking de mulheres que possuem residência no campo. Durante o mês de maio essas mulheres terão à disposição cerca de 240 cursos gratuitos, todos tendo a qualificação e o aprimoramento nas atividades desenvolvidas no meio rural do Estado como objetivos específicos.

“Todos interessados nos cursos podem se inscreverem nos sindicatos rurais de seus municípios, porém, uma atenção especial será dada às mães nesse mês de maio, já são responsáveis por grande parte da gestão dos negócios rurais da região”, afirma Clodoaldo Martins, Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.

Sérgio Ostetto, instrutor do curso de cultivo de orquídeas do Senar/MS, alega que as mulheres do Estado abrem um mercado promissor devido o seu senso de empreendedorismo. “A maioria das pessoas que se inscrevem no curso de orquídea são mães que buscam uma nova fonte de renda para ajudar nas despesas da família. Em uma ocasião no interior de MS, uma mãe virou empresária no ramo das flores após o curso, a ponto de o esposo ter de largar o emprego para ajudar a expandir os negócios da família”, afirma Ostetto.

Entres os cursos disponibilizados pelo Senar/MS, aqueles que as mães de MS são maioria estão relacionados à área de alimentação e nutrição, saúde, educação e artesanato. Mas não deixam os outros setores serem preenchidos totalmente pela figura masculina, marcam presença também naqueles que dizem respeito à pecuária, silvicultura e agroindústria.

Em Cassilândia e Camapuã as mulheres interessadas poderão se inscrever gratuitamente no curso de artesanato em fibras de bananeira, enquanto que as mães de Porto Murtinho, Jardim e Rio Negro terão a oportunidade de praticar a produção artesanal de alimentos na culinária básica além de outros 235 cursos disponíveis de forma gratuita nesse mês de maio em todo o Estado de MS.

A lista de cursos disponíveis está no site www.senarms.org.br e suas inscrições são gratuitas e realizadas no sindicato rural de cada município.

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. www.senarms.org.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa