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Com as escolhas certas, é possível aproveitar as delícias do cardápio sem culpa

Com as escolhas certas, é possível aproveitar as delícias do cardápio sem culpa

18 novembro 2011 - 15h00
Toda Ela

Todas sabem que nem sempre dá tempo de ir a um bom restaurante para encher o prato de salada em cada refeição. Na correria do dia a dia, muitas mulheres acabam recorrendo às redes de fast food e lanchonetes para poupar tempo na hora do almoço.

Porém, essa escapadinha pode acabar comprometendo seriamente a dieta e até mesmo a saúde. Afinal, para devolver ao alimento todos os sabores perdidos durante a industrialização dos ingredientes, cada refeição recebe grandes quantidades de açúcares, gorduras, sal e condimentos.

Assim, você acaba ingerindo muito mais sódio que o seu corpo necessita. O resultado é inchaço, aumento do risco de doenças cardiovasculares e ganho de peso.

Isso sem falar nas calorias. Dependendo da sua escolha, é possível consumir o recomendado para o cardápio da dieta do dia todo em apenas uma refeição. A combinação pedida pela maioria das pessoas, que inclui Big Mac, porção média de batata frita, Coca-Cola e uma torta de maçã de sobremesa, tem aproximadamente 1.230 calorias!

Mas você não precisa fugir das lanchonetes e redes de fast foods enquanto faz a dieta. Com as escolhas certas, é possível aproveitar algumas das delícias desses lugares sem culpa.

Elimine as calorias desnecessárias

Se o tempo está curto e não vai dar para escapar do sanduíche que fica pronto rápido, prefira consumi-lo sempre no almoço. Quanto mais cedo for a ingestão dessas calorias, mais horas o corpo terá para queimar a energia acumulada.

Ao observar o cardápio para escolher a refeição, a dica é optar sempre pelos alimentos que têm uma quantidade menor de ingredientes. Afinal, quanto mais molhos, condimentos e acompanhamentos ele tiver, mais calorias serão consumidas.

E, para seguir essa regra, é preciso fugir das frituras, empanados, doces gordurosos e coberturas. Então, nada de pedir batata frita, sundaes ou milk-shakes.

Assim, os melhores sanduíches são aqueles feitos com carne grelhada, muita salada e sem maionese. Se for possível, peça para tirar o molho que acompanha o prato. É importante observar que uma refeição saudável precisa ter um ingrediente de cada grupo nutricional: carboidratos, proteínas, vitaminas, fibras e minerais.

Em redes onde é possível montar o seu lanche, escolha pães na versão integral e queijos magros (quanto mais branco, melhor, pois menos gorduras ele terá). Para aumentar a quantidade de proteínas, opte por peito de peru, atum, filé de frango grelhado ou rosbife. Em seguida, capriche na salada.

Para beber, as melhores escolhas são os sucos naturais, água de coco, refrigerante diet ou light.
E se a sobremesa for obrigatória, nada de calda, chantili, sorvete e outros acompanhamentos calóricos. Prefira a salada de frutas, que é pouco calórica, fresca e rica em frutas e vitaminas. Você também pode pedir um iogurte.

A boa notícia é que cada vez mais redes oferecem alimentos para quem precisa de uma refeição rápida e saudável. Sanduíches livres de gordura, água de coco, frutas e até verduras já estão ficando mais frequentes nos cardápios.

Cuide da sua saúde
Além da balança, o cuidado com a saúde pode ser outro estímulo para resistir às frituras e molhos enquanto você analisa o menu. Por serem ricos em gorduras saturadas, esses alimentos aumentam os níveis de colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares.

O excesso de consumo de açúcar também não deixa você apenas mais perto da obesidade, mas também prejudica a saúde dos dentes e pode levar à diabetes.

O sal em excesso também traz seus prejuízos, aumentando a pressão arterial e a sensação de inchaço.
Confira algumas dicas de combinações para aproveitar as delícias do fast food sem prejudicar a dieta e a saúde:

Subway

O sanduíche de frango pizzaiolo, com pão integral, alface, tomate, cebola, pimentão, picles e azeitona tem, aproximadamente, apenas 331 calorias. Nada de molhos ou adicionais de queijo e bacon. Para beber, peça água saborizada, com gás ou refrigerante light.

Burger King

A melhor escolha é o Whooper Júnior, que tem 340 calorias e 5 gramas de gorduras saturadas. A batata frita está proibida, mas você pode pedir um refrigerante light para acompanhar.

McDonald’s

Que tal trocar as 1.230 calorias do lanche descrito no começo da matéria por menos da metade? Se você pedir um McFish com Coca-Cola light e um iogurte de frutas vermelhas e cereais para a sobremesa, serão apenas 556 calorias consumidas. Bem melhor, não?

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