sexta, 19 de julho de 2024
PRÓSPERO

Número de empresas abertas cresce 29% em abril em Mato Grosso do Sul com mais de mil estabelecimento

11 maio 2024 - 08h00Por Agência de Notícias de MS

O número de empresas abertas em Mato Grosso do Sul cresceu 29,7% em abril, diante do mesmo período do ano passado, totalizando 1.037 estabelecimentos no mês. No mesmo período de 2023, este volume era de 800 empresas.

No acumulado do ano até abril foram criadas 3.872 firmas, alta de 11% diante do no passado. Os dados são da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Entre as empresas abertas, o destaque ficou com o setor de Serviços com 750 do total, seguido por comércio com 244 e indústria com 44 estabelecimentos. No balanço do ano foram 2.752 firmas no segmento de serviços; 965 no comércio e 155 na indústria.

No ranking dos municípios Campo Grande lidera a abertura com 481 empresas no total em abril, seguida por Dourados 135, Três Lagoas com 39 e Ponta Porã com 34.

Ambiente positivo e agilidade

Na avaliação do presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, o desempenho foi motivado pelo PIB positivo e a política de simplificação e agilidade implantada pela Junta Comercial.

"Com estas ações o Estado atingiu a média de 2,5 horas para o registro de empresas na Jucems. Com essa aproximação do Governo, por meio da Semadesc, da Junta Comercial e o SEBRAE estamos chegando aos municípios trazendo o registro de formalização para 12 horas em média, para se legalizar uma empresa. Isso está refletindo positivamente nos números. Estamos aí com a média de crescimento, de média de 11% em relação a 2023 que é positivo para o Governo do Estado", salienta.

O titular da Semadesc, Jaime Verruck destacou que o resultado é fruto das políticas voltadas para desburocratizar a vida dos empresários no Estado. "Este é mais um recorde batido graças ao ambiente positivo de negócios do Estado, as ações e políticas públicas que buscam uma gestão mais eficiente e digital que é a meta do Governo", finalizou Verruck.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto proíbe plataformas de streaming de limitar acesso apenas à residência do usuário

MEIO AMBIENTE E ENERGIA

Projeto de lei inclui plantio de árvores, jardins e hortas entre as medidas socioeducativas

GERAL

Comissão do governo vai definir regras para transporte aéreo de pets

AGROPECUÁRIA

Proposta define regras para rotulagem da carne bovina