domingo, 08 de dezembro de 2024

Obra no estádio Beira-Rio completa um mês parada

24 julho 2011 - 10h13Por Fonte: Folha
As obras no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para a Copa de 2014 completaram um mês paradas por problemas na negociação entre o Internacional e a Andrade Gutierrez, empreiteira que ajudará a bancar a reforma.

O clube anunciou a empresa como sua parceira no último dia 13 de maio, mas até agora o contrato final não foi assinado, o que impede a continuidade da reforma.

Enquanto isso, o estádio continua recebendo jogos do Campeonato Brasileiro.

É o único, juntamente com a arena do Atlético-PR, em Curitiba, que não foi fechado para as obras do Mundial.

O Inter vinha bancando a primeira etapa da remodelação com recursos próprios. Cerca de R$ 20 milhões já foram gastos. A venda de um antigo estádio do clube ajudou a cobrir as despesas.

Em junho, porém, as atividades foram paralisadas. Exatamente um ano após o início da obra, começada em cerimônia com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não há operários em atividade.

O anel inferior do estádio precisa ser completamente demolido e reconstruído. Até agora, só um quarto do setor foi removido. O restante continua recebendo torcedores nos jogos do Nacional.

As fundações para a nova cobertura já foram fixadas ao redor do estádio. O Inter assegura que até a metade de agosto, com a concretização da parceria, o trabalho será retomado normalmente.

Para o clube, é possível finalizar tudo até a Copa das Confederações, em 2013. O caderno de encargos da Fifa aponta dezembro de 2012 como prazo para a arena.

Como forma de compensar o atraso, existe a possibilidade de fechar o campo durante os meses de dezembro a fevereiro, de poucos jogos oficiais, para agilizar a construção. Outra ideia estudada é ampliar os turnos de trabalho, com obras noturnas.

O responsável no Inter pelas obras, José Anápio Gomes, diz que não há risco de reviravolta na parceria com a construtora e que o conselho do clube já aprovou a iniciativa "por unanimidade". O orçamento da Andrade Gutierrez para o Beira-Rio é de R$ 290 milhões. A empreiteira deve financiar parte do valor com o BNDES e terá direito a explorar camarotes, nome do local e um shopping nos arredores. A capacidade será de 62 mil pessoas.

Procurada, a empresa informou apenas que os termos contratuais estão "em elaboração" e que há negociações sobre "questões relativas à operação". Também afirmou que será possível respeitar o cronograma da Fifa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

CULTURA

Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, TransCine encerra projeto de cinema com exibição na Capital

SAÚDE

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

SAÚDE

Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul