quarta, 28 de fevereiro de 2024
PENALIDADE MÁXIMA

Operação contra manipulação de resultados cumpre mandado em MS

28 novembro 2023 - 12h30Por Dourados News

Terceira fase da Operação Penalidade Máxima, desencadeada na manhã desta terça-feira (28/11) cumpre 10 mandados de busca e apreensão em vários Estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso do Sul.

A ação, é dedencadeada pelo MPGO (Ministério Público de Goiás), que investiga manipulação de resultados no futebol brasileiro.

No Estado, o alvo da determinação judicial se encontra em Bataguassu. Outras cidades onde os policiais do Gaeco-GO estão são Goiânia (GO), Campina Grande (PB), Nilópolis (RJ), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Votuporanga (SP). 

Os mandados foram expedidos pelo juízo da 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores de Goiás. 

De acordo com o Ministério Público de Goiás, partidas de competições nacionais são alvos das investigações. Todas ocorreram em 2022. Já aquelas referentes a disputas estaduais são deste ano, entre os anos de janeiro e fevereiro.

Apesar do mandado cumprido em Bataguassu, não há jogos envolvendo equipes de Mato Grosso do Sul entre as relacionadas para apuração. 

Durante a nova fase da ação, não há informações sobre prisão. 

Desdobramento

Segundo o MPGO, a operação de hoje é desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, deflagradas em fevereiro e abril de 2023 e que resultaram no oferecimento de três denúncias recebidas pelo Poder Judiciário, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

A investigação apura condutas em que grupo criminoso alicia "jogadores profissionais com oferta de valores financeiros elevados para realização de eventos como punição com cartão amarelo, vermelho, cometimento de pênalti ou placar parcial na partida, o que viabilizava aos seus integrantes obter lucros em sites de apostas esportivas", diz o Ministério Público. 

Veja as partidas em investigação

Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022;

Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022;

Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022; 

Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023;

Goiás x Goiânia, pelo Goianão de 2023;

Nacional x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023; e

Sousa x Auto Esporte, pelo campeonato paraibano de 2023. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Projeto garante a participação de mães e grávidas em concursos de beleza

POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto prevê abatimento no Fies para graduados em Direito que atuarem em Defensorias Públicas

ECONOMIA

Campos Neto defende estabilidade monetária para combater a pobreza

SAÚDE

Sessão solene na Câmara marca o Dia Mundial das Doenças Raras