quarta, 24 de abril de 2024

Parlamentares e FENAJ lançam campanha em defesa do piso nacional dos jornalistas

Parlamentares e FENAJ lançam campanha em defesa do piso nacional dos jornalistas

25 abril 2012 - 10h15Por Fenaj
Nesta quarta-feira (25), em Brasília, um café da manhã promovido pelo deputado federal André Moura (PSC-SE) e pela FENAJ reunirá os deputados indicados para iniciar a Campanha em defesa do Projeto de Lei 2960/2011 e a criação da Frente Parlamentar do Piso Nacional dos Jornalistas. No período da tarde as atenções se voltarão para a mobilização pela aprovação, em 2º turno, da PEC dos Jornalistas no Senado.

O café da manhã da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas ocorre às 8h30 desta quarta-feira, no restaurante do SENAC, 10º andar do anexo IV da Câmara dos Deputados. Até o momento 22 Sindicatos de Jornalistas já indicaram os parlamentares que serão responsáveis pelas articulações junto às bancadas federais de seus estados pela aprovação do projeto. Na atividade serão apresentadas as peças de divulgação da campanha a ser deflagrada nacionalmente

A retomada da luta em defesa do piso salarial nacional da categoria foi decidida no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Porto Alegre, em agosto de 2010. O Projeto de Lei 2960/2011, fixa o Piso Nacional dos Jornalistas em R$ 3.732,00, reajustado anualmente pelo INPC. A proposta recupera a reivindicação histórica da categoria de seis salários mínimos para uma jornada de 30 horas.

Mobilização pelo Diploma

Na tarde desta quarta-feira, a direção da FENAJ fará mobilização junto às lideranças do Senado para que a PEC 33/09, que restabelece o diploma para exercício da profissão, seja votada em 2º turno ainda esta semana ou o mais breve possível.

A FENAJ convocou os Sindicatos de Jornalistas a participarem do café da manhã pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional e da mobilização no Senado em prol da PEC dos Jornalistas. Também orientou as entidades e os jornalistas a ampliarem os contatos com os senadores e líderes via e-mail, por telefone ou presencialmente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda