quarta, 24 de abril de 2024

PF já apreendeu três toneladas de maconha em 2012

PF já apreendeu três toneladas de maconha em 2012

27 abril 2012 - 08h39Por JPTL
A Polícia Federal (PF) já apreendeu quase três toneladas de maconha e 27 kg de cocaína nos primeiros quatro meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram apreendidos 737 kg de maconha e 400 kg de cocaína e, em todo o ano de 2011, duas toneladas e meia de maconha e 600 kg de cocaína. É possível observar que a quantidade de maconha apreendida neste ano é superior a dos dozes meses do ano passado.

De acordo com o delegado titular da PF de Três Lagoas, Daniel Coraça Junior, não há uma causa específica para o aumento das apreensões em Três Lagoas e região. Entretanto, ele explicou que, o fato de Mato Grosso do Sul fazer fronteira com o Paraguai e a Bolívia seria um dos motivos para este grande volume. “Na verdade, essa quantidade poderia ser ainda maior. Mas sabemos que não há efetivo suficiente no Estado para que a polícia fique na estrada 24 horas por dia”, completou.

Ele explicou que, na maioria dos casos, a droga interceptada pela polícia seguiria para os estados de Goiás, São Paulo e Paraná. “É claro que uma parte fica aqui [Estado], mas as apreensões em grandes quantidades seriam para abastecer o mercado de fora”.

RECENTE
A última apreensão aconteceu por volta das 7h30 de ontem, em Brasilândia. Após denúncia anônima os policiais da PF, Polícia Militar Rodoviária e Polícia Militar (PM) daquele município chegaram a três jovens que estavam hospedados em um hotel. Em um dos veículos, um Hyundai IX35 com placas de Carapã, estavam cerca de 800 kg de maconha distribuídos em vários tabletes. A droga foi escondida em um fundo falso do carro. Um Celta com placas de Curitiba também foi localizado no hotel.

De acordo com o delegado, Renato Negrete do Nascimento, 26 anos, André Jaques da Silva Bogado, 29, e Wanderson Fábio Oviedo Hernandes, de 21 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Ambos disseram à PF que o entorpecente seria entregue em São Paulo, mas não revelaram onde adquiriram o entorpecente.

Segundo Júnior, o IX35 estava com placas falsas. Foi constatado que o veículo foi roubado. Júnior adiantou que Hernandes confessou ser o dono da droga. Os outros dois envolvidos não quiseram se pronunciar. Apesar da confissão de Hernandes, o delegado não descarta a possibilidade de ele ser “laranja” de traficantes. Apesar disso, Júnior destacou que independentemente do envolvimento do trio, a prisão em flagrante por tráfico é inevitável. “Tecnicamente, para a lei, não importa se a pessoa é laranja, se financia a compra ou se é proprietário. Todos são considerados traficantes”, explicou.

Os três jovens estão presos na delegacia da PF e devem ser transferidos para o Presídio de Segurança Média (PSM) onde permanecerão à disposição da Justiça.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul