quarta, 24 de abril de 2024

Porto de Santos recebe 58% do óleo de soja bruto de MS

Porto de Santos recebe 58% do óleo de soja bruto de MS

08 maio 2012 - 16h10
Regiaonews


As 10 indústrias que fabricam óleo vegetal em Mato Grosso do Sul exportaram no primeiro trimestre de 2012 aproximadamente 12.9 milhões de quilos de óleo de soja para três países, o equivalente a 15% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no mês de abril desse ano a soma de óleo de soja bruto exportado pelo Brasil acarretou em uma média diária de 6,6 mil toneladas.

Em 2011 Mato Grosso do Sul encaminhou 49% de todo o óleo de soja bruto para a China, 25% foi destinado a Bangladesh e os demais 14% encaminhados à França. Sendo que a maior porcentagem é escoada via Porto de Santos (SP), responsável por 58% da exportação entre os meses de janeiro e março de 2012, enquanto o Porto de Paranaguá (PR) recebeu 37% e outros 5% foram direcionados ao Porto de São Francisco (SC)

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS, as exportações de óleo de soja bruto representam 93% de toda exportação de óleo do Estado.

Grãos

Em 2012 os grãos de soja foram basicamente divididos entre os Portos de Santos e São Francisco do Sul, recebendo respectivamente 51% e 49% dos grãos cultivados em MS. Durante todo o ano passado o levantamento constatou que foram destinaram 40% dos grãos via Porto de Santos, 35% via Paranaguá e os demais 24% encaminhados a São Francisco do Sul.

Logística

As informações da Aprosoja/MS esclarecem que uma média de 90% dos grãos de soja do Estado são escoados pelas rodovias, e 95% desses grãos são considerados transgênicos.

Circuito Aprosoja/MS

Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do mundo, ministratá palestra no dia 17 de maio, durante o projeto organizado pela entidade, que tem como objetivo divulgar informações técnicas, econômicas e políticas do agronegócio nacional e, suas interações com a sociedade brasileira e internacional. Dourados será a primeira cidade a receber a palestra. Estão previstos eventos até novembro deste ano, nas cidades: Maracaju, São Gabriel do Oeste, Laguna Caarapã, Amambai e Ponta Porã, finalizando em Campo Grande, com um grande evento, que reunirá presidentes dos sindicatos rurais, produtores e produtores do agronegócio. Cerca de 1500 pessoas devem participar de todo o Circuito. Para mais informações, acesse: www.aprosojams.org.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DIREITOS HUMANOS

Iniciativa da ONU busca elevar respeito a direitos humanos em empresas

GERAL

Marco Civil da Internet completa 10 anos com avanços e desafios

SAÚDE

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda