sexta, 29 de março de 2024

Prolocal aponta turismo e agronegócio como oportunidades para Sonora

Prolocal aponta turismo e agronegócio como oportunidades para Sonora

08 maio 2012 - 16h01
Divulgação (TP)

Com objetivo de promover o avanço dos empreendimentos na cidade de Sonora, o Sebrae, realizou na noite de segunda-feira (7), no salão da maçonaria, a apresentação dos resultados do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios do MS (Prolocal).

O evento contou com a presença da classe empresarial e autoridades como o prefeito Zelir Antônio Maggioni, secretários municipais e vereadores. De acordo com a diretora de operações do Sebrae/MS, Maristela França, o mapa de oportunidades aponta opções para quem deseja abrir um novo negócio em Sonora. “Trazemos informações qualificadas para futuros empreendedores, além de um documento voltado à desburocratização para facilitar a vida de quem quer entrar no mercado empresarial”, comenta.

Segundo o gerente do Sebrae Regional Norte, Luiz Ishikawa, para a implantação do Prolocal na cidade foram realizados, desde julho do ano passado, estudos e entrevistas com lideranças para identificação de oportunidades, além de capacitação de profissionais para atuarem como agentes de desenvolvimento e cursos para empresários.

A apresentação de Ishikawa, no evento, abordou o plano de ações, construído junto com a sociedade, com as atividades que serão realizadas pelo Sebrae em Sonora nos próximos dois anos. Ainda este ano serão oferecidas as capacitações: Controles Financeiros (14 a 17 de maio), Formação do Preço de Venda (9 a 12 de julho), Gestão de Pessoas (16 a 19 de outubro), Ciclo de palestras Nascer Bem e o Dia do Crédito (12 de setembro).

Além disso, ele apontou o turismo e o agronegócio, como setores favoráveis ao investimento no município. Entre as atividades, se destacam a pecuária leiteira e produtos derivados do leite; pequenas agroindústrias de beneficiamento da produção local; plantio de florestas comerciais; produção de grãos, atividades de lazer relacionados à pratica de esportes náuticos; Implantação de infraestrutura e empreendimentos voltados ao turismo e restaurantes com culinária típica.

“O Prolocal nos trouxe mais conhecimento, tecnologia para melhorar nossa produção. O atendimento que vem sendo realizado tem nos ajudado a nos desenvolver de forma profissional, valorizando o nosso trabalho”, avaliou o Presidente do Assentamento Carlos Roberto, Manuel de Queiroz.

Já o empresário, Romaldo Oliveira Barbosa, disse que o projeto despertou a comunidade para a valorização das pessoas. “Sempre procuro gastar meu dinheiro dentro do meu município e esse conceito que foi abordado no dia de hoje me despertou ainda mais para isso”.

Exemplo de sucesso

O evento também contou com palestra do ex-prefeito de Crissiumal (RS), Valter Rech, que mostrou o trabalho que desenvolvido naquele município, que é referência em agroindustrialização.


Para o presidente da Associação Comercial de Sonora, Enelson Ramos da Silva, a cidade vem passando por um processo de construção. “Reativamos a associação comercial e estamos procurando nos unir, identificar nossos potenciais e o Prolocal tem sido um grande aliado para fomentar nossa economia” destaca.

Já o prefeito de Sonora, Zelir Antônio Maggioni disse que “a proposta do projeto é apoiar as micro e pequenas empresas para que se fortaleçam, tornem geradoras de emprego e aumentem suas rendas”.

O gerente do Banco do Brasil em Sonora, Jhon Wine da Silva, ressaltou o avanço nas formalizações empresariais. “Hoje temos linhas específicas para todo perfil de empresários e isso ajuda a fomentar a cidade, gera renda e novos empregos. É uma cadeia que reflete em toda a economia local”.

A diretora do Sebrae concluiu dizendo que Sonora já teve vários avanços desde o início do projeto pela participação da população e apoio das instituições. “Esperamos que nos próximos dois anos, com a entrega do mapa de oportunidades e a regulamentação da Lei Geral, as micro e pequenas empresas locais se fortaleçam no mercado e novos empreendimentos possam surgir”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE