quinta, 25 de abril de 2024

Saiba onde e como armazenar cada alimento para manter tudo fresquinho por mais tempo

Saiba onde e como armazenar cada alimento para manter tudo fresquinho por mais tempo

18 novembro 2011 - 16h50
IG


Bagunça nos armários ainda dá para relevar. Mas na geladeira, nunca! E não é uma uma questão de organização, mas de saúde: se mal armazenados, os alimentos perecíveis perdem suas propriedades nutricionais, estragam mais rápido e podem causar problemas sérios como a intoxicação alimentar. Então, se seu refrigerador tem azeitonas embolorando e pizza guardada da semana passada, saia dessa fria e mãos à obra.

Mantenha o gavetão inferior sempre limpo e seco para guardar legumes e hortaliças folhosas, como alface, agrião, rúcula e espinafre, por até quatro dias. E nada de chegar com a compra do supermercado e jogar tudo na geladeira. "Antes de guardar, retire as hortaliças da embalagem, livre-se das folhas murchas e machucadas e coloque tudo em sacos plásticos transparentes e secos", recomenda a nutricionista Madalena Vallinoti, da clínica Personal Diet, de São Paulo. Higienizar os alimenttos antes de guardar também é importante.

As frutas podem ficar nas prateleiras de baixo, fechadas em recipientes plásticos. E só devem ser refrigeradas se estiverem maduras, do contrário, deixe-as do lado de fora até amadurecerem. Nesse espaço também ficam as sobras de comidas, guardadas em potes herméticos, para o cheiro não passar para outros alimentos.

Peixes, aves e carnes podem ser mantidos em suas embalagens originais, nas gavetas, no compartimento extrafrio ou nas prateleiras intermediárias, mas sempre em recipientes plásticos com tampa. “Esse cuidado evita a contaminação de outros alimentos, caso haja vazamento do suco das carnes”, explica a nutricionista. Se não forem consumidos em dois dias (no caso dos peixes, apenas um dia), leve as carnes ao freezer em sacos plásticos próprios para congelamento.

O caso dos ovos é diferente: eles devem ser guardados fora da caixa, que pode ser contaminada no depósito do mercado. O importante na hora de armazená-los é que eles se movimentem pouco para evitar microfissuras na casca imperceptíveis à vista humana. Mas, se estiverem bem encaixadinhos no recipiente da porta, podem ficar ali sem problemas.

Na prateleira superior, que mantém melhor a temperatura por estar próxima ao freezer, arrume os laticínios, como queijos, requeijão, manteiga, leite, iogurtes, sobremesas, além de embutidos e patês. Todos devem ficar em embalagens fechadas, para não deixar odores na geladeira

Na porta, coloque água, refrigerantes, sucos de caixinha, ervas, especiarias, geleias, condimentos como mostarda e catchup, vidros de azeitonas e conservas. Alimentos comprados congelados vão direto para o freezer. E, uma vez descongelados, não podem voltar para lá.

Carnes e peixes devem ser guardados limpos e separados em pequenas porções, etiquetados com data. Se precisar degelar, faça isso uma vez por mês. Por fim, mantenha o botão de temperatura da geladeira sempre a 4ºC e, pelo menos uma vez por semana, faça uma faxina geral nas gavetas e prateleiras para jogar fora tudo (mas tudo mesmo!) o que estiver estragando. Que tal começar hoje?

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul