quinta, 28 de março de 2024
NOTÍCIAS

Saiba onde ir em busca de um acordo como solução de seu conflito

19 abril 2021 - 11h00Por TJMS

Se você precisa da ajuda do Poder Judiciário para resolver algum conflito, seja familiar, de consumo ou outra questão passível de acordo, saiba que você pode, em vez de propor uma ação, procurar o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – o Cejusc. Lá, você será atendido por uma equipe capacitada que irá lhe direcionar da melhor forma e indicar tudo o que você precisa.

A campanha “Vamos fazer um acordo?” do TJMS, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), tem esse objetivo de incentivar formas alternativas de resoluções de conflitos, como a conciliação e a mediação, que visam encerrar o caso por meio de um acordo entre os envolvidos.

Esse acordo é uma solução pré-processual homologada por um juiz, e, aliás, é uma maneira muito mais rápida e fácil de resolver a questão. Assim, se a tentativa de autocomposição entre as partes resultar num consenso, o problema é resolvido antes mesmo da necessidade da abertura de um processo judicial, um caminho muito mais longo, desgastante e caro.

Gostou da ideia? Então saiba quais Cejuscs e Câmaras Privadas estão em funcionamento. Vale lembrar que o atendimento presencial continua suspenso, mas os atendimentos estão sendo feitos remotamente. Acompanhe abaixo os telefones para contato de cada Cejusc e e-mails:

Campo Grande:

- Tribunal de Justiça – telefone: 98472-8046. e-mail: cejusc-tj@tjms.jus.br
- CIJUS – telefone: 98478-2207. e-mail: cejusc-cijus@tjms.jus.br
- Associação Comercial – telefone: 98467-4019. e-mail: cejusc-associacaocomercial@tjms.jus.br
- Defensoria Pública – telefone: 98465-4062. e-mail: cejusc-defpub.unidadehorto@tjms.jus.br

Interior de MS:

Corumbá – telefone: (67) 3907-5973. e-mail: cejusc-corumba@tjms.jus.br
Dourados – telefone: (67) 3902-1847. e-mail: cejusc-dourados@tjms.jus.br
Naviraí – telefone: (67) 3461-1657 Ramal 222. e-mail: cejusc-navirai@tjms.jus.br
Ponta Porã – telefone: (67) 3432-0233/ 3431-2441 ramal 240. e-mail: cejusc-pontapora@tjms.jus.br
Três Lagoas – telefone: (67) 3929-1709. e-mail: cejusc-treslagoas@tjms.jus.br

Os endereços e contatos das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação estão disponíveis no link https://www5.tjms.jus.br/areas/conflitos/Nupemec/consulta-camaras-privadas.pdf?q=1618523233.6388.
 
Ao acionar esse serviço, vários assuntos podem ser resolvidos, tais como divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, partilha de bens, fixação de alimentos, guarda e visita de filhos, além de problemas de consumo de energia elétrica, água, direitos do consumidor, cobranças, etc.

Então, está esperando o que? Entre em contato com o Cejusc mais perto de você e agende logo uma audiência de conciliação ou mediação.

E não se esqueça! A via alternativa à judicialização é a maneira menos burocrática de garantir seus direitos e tão eficaz como uma sentença proferida por um juiz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

ECONOMIA

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro