domingo, 08 de dezembro de 2024

Sem-teto tentam resistir a ordem de despejo

Sem-teto tentam resistir a ordem de despejo

11 maio 2012 - 20h59
Folha.com

Cerca de 350 sem-teto tentam resistir desde a manhã desta sexta-feira (11) a uma ordem judicial de desocupação que a Polícia Militar acompanha no distrito do Barreiro, região oeste de Belo Horizonte.

Há três semanas, as famílias invadiram um terreno que a Prefeitura de Belo Horizonte diz ser área de preservação do município.

No final da manhã, cerca de 400 PMs, com cães, iniciaram a desocupação. Os pertences das famílias foram colocados em caminhões da prefeitura, as barracas de lona foram destruídas, mas as pessoas se recusaram a deixar o terreno.

Até uma comissão foi formada para ir a Betim (região metropolitana de BH) e tentar ajuda com a presidente Dilma Rousseff, que estava na cidade entregando casas do programa Minha Casa, Minha Vida. O prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), estava com ela.

O advogado Elcio Pacheco buscava no começo da noite revogar a ordem de despejo na Justiça. Um dos argumentos citados é que a prefeitura não comprovou ser dona do terreno. Segundo ele, a área pertenceria à Codemig (empresa pública estadual).

Em nota, a Polícia Militar informou que são 363 pessoas no terreno de 400 m2, em 80 barracas. A polícia argumentou que a desocupação "está acontecendo de forma pacífica".

O tenente-coronel Marcelo Correa, do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), disse que a PM agiu sempre dentro da legalidade e que "a questão social está sendo atendida porque as pessoas vão para um abrigo".

Os coordenadores do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), que organizam os sem-teto da chamada ocupação Eliana Silva, criticaram a prefeitura e rejeitaram a oferta de colocar os invasores em um abrigo municipal.

"Aquilo é campo de concentração", disse Leonardo Péricles, um dos coordenadores, que afirma que o terreno está abandonado e serve ao tráfico de drogas. Ele prometeu continuar resistindo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

CULTURA

Com financiamento da Lei Paulo Gustavo, TransCine encerra projeto de cinema com exibição na Capital

SAÚDE

Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele

SAÚDE

Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul