sexta, 29 de março de 2024

Senado aprova "PEC da Música" em 2º turno; proposta vai a promulgação

Senado aprova "PEC da Música" em 2º turno; proposta vai a promulgação

24 setembro 2013 - 19h30
Uol

O Senado brasileiro aprovou em segundo turno nesta terça-feira (24) uma proposta de emenda à Constituiçao (PEC) que garante isenção tributária a CDs e DVDs de artistas brasileiros. O texto foi apresentado pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) e segue para promulgação por parte do Congresso Nacional, com sessão solene marcada para o dia 1º de outubro.

Durante a cerimônia, o presidente do Senado Renan Calheiros afirmou que a Casa tem priorizado as pautas ligadas à cultura.

Apesar da oposição da bancada amazonense, que já havia protestado contra a proposta durante a votação em primeiro turno, o texto foi aprovado sem emendas por 61 votos a favor contra apenas quatro. Eram necessários 59 votos favoráveis para a PEC ser aprovada novamente.

Os parlamentares do estado nortista argumentavam que a desoneração fiscal de produtos ligados ao universo musical poderia representar uma ameaça ao pólo indústria instalada na Zona Franca de Manaus.

Primeiro turno

Na votação em primeiro turno, a PEc foi aprovada por 50 votos a favor contra quatro. Por conta do baixo quórum, a votação em segundo turno precisou ser adiada. Entre as emendas negadas está uma idealizada pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que chegou a sugerir a extensão do benefício para apresentações teatrais e musicais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

MÁXIMA

Faccionado condenado a 20 anos por homicídio é achado morto em cela