sexta, 29 de março de 2024

Simted’s aprovam moção de repúdio contra a violência indígena do MS

30 novembro 2011 - 11h19Por Assessoria
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação – Simted de Dourados propôs e os educadores de todo o estado aprovaram uma moção de repúdio contra a violência praticada aos indígenas de Mato Grosso do Sul e outra contra a postura do Governador André Puccinelli, referente à falta de apoio para uma solução do problema.

A moção foi aprovada por unanimidade no 25º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul – Fetems em Jardim no último final de semana. O documento é uma resposta ao assassinato do cacique Nísio Gomes em Aral Moreira, o último caso registrado de uma série de mais de 250 computados nos últimos anos.

Mato Grosso do Sul é o 2º Estado do Brasil com maior população indígena, perde apenas para o Amazonas, porém, é o primeiro do país em morte e assassinatos de índios. Estima-se que pelo menos 35 mil índios morem em Reservas do Estado e outros 10 mil em acampamentos na beira de estradas e fazendas, aguardando a demarcação de suas terras.

A área reivindicada pelas comunidades tradicionais representa 2,8% do território total do Estado, porém, ainda assim enfrenta resistência por parte de grupos de fazendeiros e do próprio governador André Puccinelli, que na visão dos Simted’s não se esforça para acabar com o conflito.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSEGUIÇÃO

Ladrão foge da PRF do Paraná, mas é preso em Mato Grosso do Sul

ESPORTES

Comitê Paralímpico revela valor de prêmios de medalhistas em Paris

ECONOMIA

Empresa sucroenergética projeta novos investimentos em MS

SAÚDE

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz