sábado, 20 de abril de 2024

Até o fim do ano Empretec será realizado em 11 cidades do MS; inscrições estão abertas.

Até o fim do ano Empretec será realizado em 11 cidades do MS; inscrições estão abertas.

24 setembro 2013 - 19h00
Divulgação (TP)

Com 28 anos de atuação em São Gabriel do Oeste, a empresa de Leocir Montagna mudou muito com o passar do tempo. Em menos de uma década, ele viu o seu faturamento aumentar em 20 vezes e presenciou a expansão do segmento em que sempre trabalhou. Antes, a Madeireira Montanha comercializava apenas a matéria prima que leva no nome. Hoje, é uma loja que vende todos os produtos relacionados à construção. “Realmente, do básico ao acabamento”, diz o proprietário.

Segundo Leocir, o que impulsionou estas mudanças na empresa foi o seminário Empretec, que ele participou em 2004. Promovido pela ONU e desenvolvido no Brasil pelo Sebrae, o curso intensivo dura seis dias e tem o objetivo de estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, para aumentar a sua competitividade e permanência no mercado, através de uma imersão de 60 horas no mundo dos negócios.



“Participei aqui em São Gabriel mesmo e foi, sem sombra de dúvidas, o melhor curso que já fiz”, comenta o empresário, que explicou que, durante quase uma semana, eles simulam a criação de uma empresa e precisam apresentar os resultados. “Consegui visualizar a quantidade de coisas que eu poderia fazer pelo meu negócio, a identificar um problema e buscar todas as possibilidades de solução”.



O seminário é baseado em uma pesquisa desenvolvida na década de 1960 pelo psicólogo norte-americano especialista em empreendedorismo, David McClelland, que encontrou 10 características comuns em empresários de sucesso e que são importantes para o perfil empreendedor; auxiliando na visão e na tomada de decisões. Entre elas estão persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, além de saber enfrentar riscos calculados, entre outras.



Mudança de mentalidade



De acordo com Maria de Lourdes Ortiz de Castro, gestora do programa no Sebrae do Mato Grosso do Sul, 93% dos participantes ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a metodologia, 91% aplicaram o conteúdo em suas empresas, e 47% relatam que ouve aumento imediato no faturamento da empresa, pois tiveram novas abordagens a respeito de negociação. “Quando a pessoa se percebe como empreendedora, como quem está à frente do seu negócio, ela amplia a sua visão e esse é um dos grandes ganhos da participação”, comenta.



Eder Rui de Queiroz é mais um empresário influenciado pelo curso. Ele tem uma loja de artigos de pesca em Campo Grande e ficou sabendo no ano passado do Empretec através de amigos, mas ainda não tinha o perfil para participar. “Decidi então fazer outro treinamento no Sebrae. Em junho deste ano, recebi a visita da instituição na minha empresa, resolvi me inscrever para o Empretec e fui aceito”.



De acordo com Eder, ele foi estimulado a repensar conceitos e a planejar e monitorar as metas estipuladas para a empresa. Logo após o curso, o empresário garante ter feito várias mudanças em relação ao planejamento e monitoramento de novas metas. “Como faz pouco tempo que fiz, ainda estou colocando em prática os ensinamentos”, comenta.



Inscrições abertas



Dados do Sebrae apontam que o Brasil é o país que mais realiza o Empretec no mundo, em frente a 33 países. Apenas neste ano, em 8 cidades do Mato Grosso do Sul, incluindo a capital, foram organizados 9 seminários e há mais seis para acontecer. O primeiro é entre os dias 23 e 28 deste mês, em Dourados, e a data de inscrição já está encerrada. A agenda dos próximos meses está disponível no site do Sebrae (ms.sebrae.com.br), no ícone Empretec.



Para participar, o interessado deve preencher a ficha de pré-inscrição, que pode ser encontrada no site ou na sede da instituição em Campo Grande, localizada na Avenida Mato Grosso, 1661, Centro. Mais informações pela Central de Relacionamento no telefone 0800 570 0800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa