Saiba como essa ideologia pode contribuir para a sua saúde e boa forma

Saiba como essa ideologia pode contribuir para a sua saúde e boa forma

4 NOV 2011 • POR • 14h00
Hoje é o Dia Mundial do Veganismo
TodaEla

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Veganismo, data que foi implantada em 1994 quando a Vegan Society (pioneira da propagação da ideologia) da Inglaterra comemorou 50 anos de criação. Muito mais do que uma dieta, o veganismo é um estilo de vida que respeita os animais e o meio ambiente.

Muito radical para alguns, mas totalmente viável e de bom senso para quem o segue, o veganismo busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e tratamento cruel dos animais que possam resultar em alimentos, roupas e cosméticos. É uma filosofia que vai além do simples vegetarianismo.

Há alguns segmentos vegetarianos que permitem o consumo de peixes, leite, queijo, iogurte, mel ou ovos. Há outros que retiram (além das carnes, é claro) alguns deles. No veganismo todo e qualquer alimento derivado de animais é abolido da dieta.

Uma pessoa que adota a ideologia vegan preza pela preservação do bem-estar do animal e do fim de seu sofrimento para ser transformado em alimento. O vegano não deseja que a sua vida seja alimentada por crueldades e maus tratos dos bichos, sejam eles bois, vacas, porcos, aves ou mesmo peixes e crustáceos.

A filosofia prega que eles não devem ser criados para suprir as nossas necessidades alimentares ou para outro fim (produção de cosméticos, roupas, acessórios, peles ou cobaias) e sim devem ser seres para convivermos pacificamente.

A discussão sobre o veganismo, e os seus benefícios ao meio ambiente e ao futuro, é extensa e muito mais complexa do que simplesmente parar de comer carne. Envolve a diminuição da poluição atmosférica, a preservação de recursos vegetais e hídricos, e muitas outras questões.

Quem adora carne, pode nem querer conhecer os princípios do veganismo. Porém, o TodaEla está aqui para apresentar um pouquinho dessa ideologia, para você saber mais sobre a dieta vegan e os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde.

Alimentos frescos, muita saúde e boa forma

É indiscutível que abolir alimentos de origem animal contribui para a perda de peso e para um organismo mais saudável.

O veganismo permite todos esses benefícios, pois a dieta é baseada em verduras, legumes, frutas, sementes, cereais e frutas secas e oleoginosas. Tudo natural e repleto de vitaminas e substâncias excelentes para o corpo.

Ao abolir o consumo de carne, quem adotou a dieta vegana afirma que ganhou muito mais disposição e saúde, além de perder peso naturalmente.

É importante ressaltar que ser vegana (ou vegetariana) não é sinônimo de passar fome. De forma alguma. A perda de peso acontece pela troca de proteína animal e gorduras saturadas por alimentos de origem vegetal que além de saudáveis, possuem muito menos calorias.

Apenas as gorduras saudáveis de castanhas e de óleos vegetais (como o azeite de oliva ou de linhaça) entram na alimentação vegana. E isso também é de grande ajuda na manutenção do peso, no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres.

As fibras dos alimentos de origem vegetal também são preciosas para o bom funcionamento do intestino, além de ajudar na saciedade e na absorção de nutrientes. A dieta vegana, aliás, busca o aproveitamento de todas as vitaminas e substâncias benéficas dos alimentos naturais. Ao contrário das carnes, que possuem gorduras saturadas, hormônios e são de digestão lenta.

Além de favorecer o emagrecimento saudável, esse consumo de alimentos naturais da dieta vegana se reflete também numa pele mais bonita e cabelos mais brilhantes.