Comer carne vermelha aumenta risco de diabetes, alerta estudo

13 AGO 2011 • POR Zero Hora • 22h16
Comer duas fatias de toucinho, uma salsicha ou uma porção diária de carne vermelha aumenta significativamente o risco de diabetes tipo 2, alertou um amplo estudo feito nos Estado Unidos e publicado nesta quarta-feira na revista American Journal of Clinical Nutrition.

O risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta 51% se forem consumidas 50 gramas de carne vermelha processada por dia, e 19% se forem ingeridas 100 gramas diárias de carne vermelha não processada, de acordo com a pesquisa.

No entanto, estes riscos diminuem se a carne vermelha for substituída por frutas secas, carnes brancas, lácteos pobres em gordura ou proteínas de grão inteiro, acrescentaram os especialistas. Se uma pessoa que consome 100 gramas de carne vermelha todos os dias a substituir por frutas secas para obter a mesma quantidade de proteínas, o risco de diabetes reduz em 17% .

O estudo, realizado por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, é a maior pesquisa do tipo feita até agora.

— Os resultados deste estudo têm implicações na saúde pública, em razão da epidemia crescente de diabetes tipo 2 e do consumo de carnes vermelhas em todo o mundo. A boa notícia é que estes fatores de risco podem ser compensados, substituindo a carne por uma proteína mais saudável — afirma Frank Hu, o responsável pelo estudo.

A pesquisa analisou o questionário que profissionais da saúde submeteram a mais de 200 mil pessoas nos Estados Unidos. As pessoas estudadas foram acompanhadas entre os 14 e os 28 anos.