Reinaldo Azambuja empossa novos secretários e chefes de órgãos

Reinaldo Azambuja empossa novos secretários e chefes de órgãos

2 JAN 2015 • POR G1 • 09h00
Novos secretários durante solenidade de posse em Campo Grande (Foto: Lucas Lourenço/G1 MS)
Os secretários do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), foram empossados durante solenidade realizada na noite desta quinta-feira (1º) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Das 13 vagas do primeiro escalão, 12 já estão ocupadas. O único nome que ainda não foi definido foi o da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar.

Foram empossados Eduardo Riedel, Secretário de Governo e Gestão Estratégica; Sérgio de Paula, Secretário da Casa Civil; Marcio Monteiro, Secretário de Fazenda, Carlos Alberto de Assis, Secretário de Administração e Desburocratização; Nelson tavares, Secretário de Saúde; Maria Cecilia Amendola da Motta, Secretária de Educação; Maria do Carmo Avesani Lopez, Secretária de Habitação; Jaime Verruck, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Professora Rose (PSDB), vice-governadora, Secretária de Direitos Humanos, Inclusão e Assistência Social; Athayde Nery, Secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação; Ednei Marcelo Miglioli foi o escolhido para ser secretário de Estado de Infraestrutura e Silvio Cesar Maluf, Secretário de Justiça e Segurança Pública.

Além dos secretários, Azambuja empossou o procurador-geral do Estado, Adalberto Neves, e anunciou e deu posse aos titulares de fundações e autarquias do segundo escalão. Wilton Melo Acosta assume a Fundação do Trabalho (Funtrab), Gerson Claro fica no comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ex-prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra fica na Fundação de Turismo (Fundtur), o ex-prefeito de Sidrolândia Enelvo Felini na Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Rodrigo Mendes Ribeiro é o novo titular da Subsecretaria de Comunicação.

Posse

Pouco antes, Reinaldo Azambuja e a vice-governadora Professora Rose (PSDB) foram empossados na Assembleia Legislativa. Após o Hino Nacional, o tucano fez um juramento em respeito à Constituição sul-mato-grossense e foi aplaudido pelas autoridades e pelos convidados.

No discurso de posse, Reinaldo Azambuja lembrou de sua família, de sua história e se emocionou ao lembrar do pai, já falecido.

Depois do discurso do novo chefe do Executivo, o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), encerrou a sessão de posse, que durou menos de uma hora.

Depois da solenidade, o governador concedeu entrevista em coletiva de imprensa no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Campo Grande. O tucano afirmou que tomará providências imediatas para a contenção de despesas em seu governo. Azambuja anunciou ainda a diminuição de seu salário.
“Reduzimos pela metade para mostrarmos que nós teremos um início de governo de grandes contenções de despesas”.

Após a posse, Azambuja e Professora Rose (PSDB) seguiram para a Governadoria, onde o chefe do Executivo recebeu a faixa governamental do ex-governador André Puccinelli (PMDB). O ato foi realizado na sacada da Governadoria.