Corumbá

Preso fica 5h em caixa d'água contra a superlotação

13 JAN 2015 • POR Fonte: riobrilhantenews • 10h22
Um detento do presídio masculino de Corumbá ficou cinco horas e meia no alto da caixa d’água do estabelecimento penal, entre a manhã e a tarde de segunda-feira (12) para protestar contra a superlotação carcerária.

A direção do presídio não quis se pronunciar sobre o caso, mas segundo o Diário Corumbaense apurou que o detento, identificado como Paulo César Soares Franco, 24, subiu na caixa d’água por volta das 11h e só desceu depois das 16h30, convencido por um agente penitenciário e uma guarnição do Corpo de Bombeiros.

Ele denunciava a superlotação no estabelecimento penal e dizia que já havia cumprido pena, mas não teve a situação jurídica resolvida.

Ainda conforme a publicação, o detento, que ameaçava se jogar a todo momento, exigia a presença do juiz da Vara de Execuções Penais, da mãe e uma irmã e da imprensa. Mas passadas cinco horas e meia, ele acabou convencido a descer.

No período em que protestou, Paulo César teria recebido apoio de outros detentos com o fornecimento de água. Parte da área do presídio foi isolada enquanto o preso ficou na caixa d’água.

Não é a primeira vez que um preso faz esse tipo de protesto. Em julho de 2011, um detento também ficou no alto da caixa d'água por 15 horas para pedir melhorias no Estabelecimento Penal.