Ponta Porã

Saúde realiza ações no Dia Mundial de Luta Contra Hanseníase

Ações visam informar e esclarecer a população sobre a doença. Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento

20 JAN 2015 • POR Assessoria • 08h23


A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, realizará ações para lembrar o dia mundial de luta contra a Hanseníase, que será realizada na sexta-feira, dia 30 de janeiro, na Praça Lício Borralho, no centro da cidade.

Nessas ações, as equipes da Saúde, estarão realizando exames para diagnosticar novos casos de hanseníase e conscientizar os pacientes de que é uma doença totalmente curável, além de esclarecer dúvidas sobre a doença para qualquer cidadão.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr Eduardo Rodrigues, as ações visam informar e esclarecer toda a população sobre os sinais e sintomas da doença, sobre a importância de um diagnostico precoce, a adesão ao tratamento e conseqüentemente a cura e o segmento de uma vida saudável e normal “serão distribuídos panfletos informativos, orientando que qualquer cidadão poderá eventualmente identificar a doença e comparecer a um posto de saúde mais próximo de sua residência para exames e tratamento que é totalmente gratuito” manifestou.

Sintomas:

• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer lugar do corpo.

• Manchas que não doem, sem pelos e sem sensibilidade.

• Caroços

• Áreas da pele, mesmo sem manchas, são dormentes ou formigam.

• Manchas são mais freqüentes na face, orelhas, costas, braços, pernas e nádegas .

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que ataca os nervos e a pele, e pode ainda afetar outros órgãos como fígado, testículos e olhos. A doença tem tratamento e cura, mas, com diagnóstico tardio e sem tratamento adequado, pode evoluir para graves deformações em áreas do corpo.

Uma pessoa que apresente a forma infectante da doença e que esteja sem tratamento, poderá transmiti-la a outras pessoas com quem tenha contato direto e prolongado. Assim que o tratamento é iniciado, a doença deixa de ser transmitida.