Caarapó é 3° no ranking estadual de geração de emprego e renda

Caarapó é 3° no ranking estadual de geração de emprego e renda

16 NOV 2011 • POR • 16h10
Douradosnews

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) acaba de divulgar o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), estudo anual da instituição que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Segundo a Firjan, cujo estudo se refere ao ano base de 2009, o município de Caarapó ocupa a terceira colocação na geração de emprego e renda, com a geração de 1,4 mil empregos dois anos atrás, com índice 0,7125 (o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade).

Caarapó só ficou atrás apenas de Campo Grande, a Capital, e Dourados. Os dados confirmam também que o município cresceu mais de 35% no índice – saiu de 0,5275 para 0,7125. Na geração de empregos, de 2008 para 2009, o crescimento foi de 368,2%. O estudo mostra ainda que Caarapó teve alto desenvolvimento na área de saúde – 0,8236.

Na comparação com os demais municípios do Estado, Caarapó é 5° colocado no IFDM geral. Entre os 5.564 municípios brasileiros, ocupa a 528ª posição.

“Esse é o resultado de um esforço conjunto entre o Poder Público e a iniciativa privada”, afirmou o prefeito Mateus Palma de Farias (PR). “A instalação de novas indústrias no município gerou empregos e fomentou o comércio, provocando uma verdadeira explosão de crescimento”, acrescentou. Segundo o prefeito de Caarapó, a cidade ainda tem muito para crescer. “É um novo ciclo que o município experimenta. E isso se deve às parcerias que conseguimos estabelecer com empresários, a classe política e com a sociedade em geral, que faz de Caarapó um lugar bom para se viver”, concluiu Mateus Palma de Farias.

Os dados completos do estudo estão disponíveis no endereço eletrônico www.firjan.org.br.