Projeto da UFGD é apresentado em dois países da América Latina

16 NOV 2011 • POR Assessoria • 12h02
O projeto de extensão “Reconstruindo a Memória Cultural e a História das Instituições de Ensino em Dourados: uma Experiência com a Comunidade Escolar” foi apresentado em 03 de novembro no Chile, durante a “XVI Conferencia Internacional de Bibliotecologia – Buenas Practicas Aplicadas a las Unidades de Información” e será apresentado nos dias 24 e 25 de novembro, na Argentina, durante o “I Encuentro de Museos Universitarios de Iberoamerica e II encuentro de Museos Universitarios del MERCOSUR”.

A servidora técnica-administrativa da Faculdade de Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Markley Florentino Carvalho, é uma das autoras e quem apresentou o projeto no Chile e uma delegação de bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PROEX) irá apresentá-lo na Argentina. A autoria do trabalho também é da mestranda em Educação, Poliana Gianello Santini.

“Reconstruindo a Memória Cultural e a História das Instituições de Ensino em Dourados” está vinculado ao Laboratório de Documentação, História e Memória da Educação (LADHEME) da Faculdade de Educação.

O projeto visa contribuir para a reconstrução da memória cultural da comunidade escolar, por meio da construção de um repositório digital (processo técnico de organização e digitalização de documentos) fundamentado na documentação das escolas de Dourados pesquisadas neste projeto. Para a execução das atividades, o projeto possui uma equipe multidisciplinar contando com a orientação da professora Alessandra Cristina Furtada, do apoio das bolsistas Ane Caroline P. Cruz e Crislaine A. da Silva, e ainda conta com a colaboração dos técnicos administrativos da área de informática Wesley E. Ferreira e Valdir M. Felipe.

Entre os objetivos estão: estimular a consciência da comunidade escolar e acadêmica acerca da preservação da memória; criar e organizar o repositório digital à memória cultural das escolas da região de Dourados; disponibilizar acervo on-line para consulta ao pesquisador e à comunidade escolar; e auxiliar a preservação dos arquivos escolares de Dourados.