Ponta Porã

"Onze" é tombado como Patrimônio Histórico de Ponta Porã

"Onze" é tombado como Patrimônio Histórico de Ponta Porã

20 NOV 2015 • POR Assessoria • 07h00
O 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado, o 11° RC Mec, passa a fazer parte do Patrimônio Histórico do Município de Ponta Porã. A lei, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Marcelino Nunes de Oliveira, foi aprovada em votação unânime na Casa de Leis e publicada na edição do dia 13 de novembro do Diario Oficial do Município.

No Projeto de Lei, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, o parlamentar disse que "mais do que pensar na proteção do Patrimônio Histórico, torna-se clara a finalidade de preservar a memória da instituição que está ligada à História de Ponta Porã, e que fez por merecer ser conhecida pelas novas gerações". De acordo com Marcelino Nunes, "com a Lei do Tombamento, é possível perpetuar nos anais da nossa História, o nome do glorioso 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado".

QUASE UM SÉCULO DE HISTÓRIA

Criado no dia 11 de dezembro de 1919, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa, a primeira denominação desta unidade militar foi 11° RCI - Regimento de Calaria Independente. Seu primeiro comandante foi o Capitão Hipólito Paes de Campos.

Em agosto de 1930, assumiu o comando do Regimento aquele que seria imortalizado em sua denominação histórica, o então Tenente-coronel Eurico Gaspar Dutra que, posteriormente, foi Ministro da Guerra e Presidente da República. Durante a 2ª Guerra Mundial, o "Onze" mandou aos campos de batalha da Itália vários militares. Tombaram no confronto com o exército nazista, os pracinhas Sebastião Ribeiro e Tomas Antônio machado.

Ao término daquela guerra,, em 1946, o Regimento teve sua denominação alterada, passando para 11° Regimento de Cavalaria, subordinado à 4ª Divisão de Cavalaria, então localizada em Campo Grande.

Em 1985, o Regimento recebeu sua atual denominação, 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado (11° RC Mec), mantendo-se subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, já sediada em Dourados.

Nos anos de 2006, 2009 e 2013, o "Onze" enviou contingentes para o Haiti, compondo as Forças de Paz da ONU _ Organização das Nações Unidas, que atuam naquele país. No próximo dia 11 dezembro, o "Onze" vai completar 98 anos de criação.