MS pede reconhecimento federal de situação de emergência em 14 municípios
14 DEZ 2015 • POR Fonte: noticias • 11h11Em ofício enviado na última sexta-feira (11) para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o governador Reinaldo Azambuja explicou que são necessários R$ 115,4 milhões para ações de socorro e assistência à população de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.
Reinaldo oficializou no documento os termos tratados em reunião feita em Brasília (DF) no último dia 9 de dezembro, quando ele e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, se encontraram para debater soluções emergenciais para a recuperação dos municípios do Sul de Mato Grosso do Sul, onde foram causados estragos por causa das tempestades.
Conforme o ofício, “os danos e prejuízos decorrentes do evento adverso implicaram no comprometimento da capacidade de resposta econômica e administrativa do Poder Público Estadual, o que implica na necessidade de auxílio financeiro complementar por parte do Governo Federal”.
Junto do ofício, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ainda recebeu relatório fotográfico das regiões atingidas e documentos e registros que esclarecem a ocorrência do desastre, como os decretos estaduais que reconhece a situação de emergência nos 14 municípios.