Dólar fecha em queda, com melhora dos mercados externos

9 JAN 2016 • POR G1 • 09h00
O dólar opera em queda nesta sexta-feira (8), mas mantendo o patamar acima de R$ 4, em uma sessão marcada pela recuperação do humor nos mercados externos com o avanço das ações chinesas e a estabilização dos preços do petróleo, de acordo com a agência Reuters.

A moeda norte-americana recuou 0,3%, a R$ 4,0403 para venda, após atingir na véspera o maior nível de fechamento desde setembro. Na primeira semana do ano, houve alta de 2,34%.

"Após medidas da China, mercados internacionais vão terminando a semana em tom mais positivo. Um dia de ajustes no cenário internacional, com diminuição da percepção de risco", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.

Após a desvalorização do iuan na véspera dar ainda mais fôlego às preocupações com a saúde da economia chinesa, o país cancelou o mecanismo de suspensão automática dos negócios e fortaleceu a taxa de câmbio pela primeira vez em nove dias.

As bolsas chinesas avançaram, recuperando-se após as fortes perdas da véspera ativarem o mecanismo de "circuit breaker".