Polícia

Guarda ganha nova função e fará patrulha ambiental nos bairros

Guardas já atuam no trânsito e em patrulha Maria da Penha

22 MAR 2016 • POR Fonte: correiodoestado • 12h53
Além dos trabalhos voltados para o trânsito, a segurança armada e contra violência doméstica, agora a Guarda Municipal de Campo Grande terá uma nova atribuição: deter pessoas que praticam crimes ambientais. O lançamento da Patrulha Ambiental da Guarda aconteceu nesta terça-feira (22).

Na prática, o grupo formado por 20 guardas municipais fará fiscalizações em bairros com objetivo de repressão de crimes ambientais, entre eles poluição sonora e a sujeira descartada em locais urbanos.

Para o trabalho, os guardas usarão duas caminhonetes e quatro motos identificadas como Patrulha Ambiental. Para o secretário municipal de Segurança Pública, Wildson Noleto, a equipe atenderá demandas, fará os flagrantes e também será responsável por blitze educativas nos bairros.

Todas as pessoas detidas em flagrante serão levadas para Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Proteção ao Turista (Decat). Como os crimes ambientais alvo da patrulha geralmente são de menor potencial, os flagrados devem ser levados para a delegacia, ouvidos e liberados.

O prefeito Alcides Bernal (PP) participou do evento e disse que os guardas "serão responsáveis por trabalho de fiscalização, orientação e retenção porque Campo Grande não pode ser refém de sujismando, a orientação é que ajam com rigor".

DIA DA ÁGUA

Durante o evento, também houve lançamento de parceria entre a prefeitura e a contrutora MRV, que cederá 30 funcionários para fazer coleta voluntária de recipientes que possam acumular água, nas margens do Rio Anhanduí, na Avenida Ernesto Geisel, na Capital.