Exército em MS apreende 700 kg de explosivos durante ação em empresa

1 ABR 2016 • POR G1 • 09h30
Exército apreendeu 700 kg de explosivos nesta quinta-feira (31), durante a operação Rastilho 2, deflagrada em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso esta semana, com a intenção de fiscalizar estes produtos e garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e, que serão realizados neste ano no Rio de Janeiro.

Ao G1 a assessoria de imprensa do Comando Militar do Oeste (CMO), a equipe está realizando fiscalização neste momento na empresa, por isso o local não será divulgado e nem a cidade, já que o transporte da carga ainda precisa ser realizado. Além disso, a assessoria informou que é uma medida de segurança.

Ainda conforme a assessoria, os explosivos foram apreendidos por falta de controle desse material e também falha na segurança nos paióis.

Sobre o material apreendido no Mato Grosso, eles informaram que um rastreamento está sendo realizado, com a intenção de saber onde a carga foi adquirida.

Trabalho intensificado

Nestes três dias, o Exército Brasileiro intensificou as ações em sete municípios do estado. Batizada de Rastilho 2, a operação é realizada em 12 estados e no distrito federal. Em Mato Grosso do Sul, a fiscalização se concentra nos municípios de Costa Rica, Brasilândia, Terenos, Sidrolândia, Paranaíba, Três Lagoas e
Aparecida do Taboado.

Participam da operação 200 agentes de segurança, especialistas em explosivos, além de militares do Exército. A fiscalização quer reforçar os trabalhos em locais onde são produzidos, comercializados e distribuídos explosivos. Visam também combater o desvio e uso desses materiais por pessoas não autorizadas.

Na terça-feira (29), houve apreensões. O material será destruído nos próximos dias, conforme a assessoria, possivelmente em Aquidauana. A exceção somente vale para materiais que não podem ser armazenados. Para este crime, as penas variam de advertência até uma possível cassação do registro de funcionamento.