Ponta Porã

Guardas Civis de Ponta Porã participam de evento em Brasília

Guardas Civis de Ponta Porã participam de evento em Brasília

9 JUN 2016 • POR Assessoria • 07h30


Uma delegação da Guarda Civil Municipal de Ponta Porã participou no último dia 31 de maio da "XII Marcha Azul Marinho" e do "VIII Seminário Nacional Sobre Guardas Municipais", que aconteceu no Congresso Nacional, em Brasília. O evento teve como tema principal: "Violência requer prevenção! Guardas Municipais Já!".

Segundo o presidente do Sindicato da Guarda Civil Municipal de Ponta Porã, Manoel Antunes Pinto, o evento nacional foi organizado pela Organização Não Governamental – ONG – SOS Segurança Dá Vida. Esta foi a sétima edição que a instituição reúne centenas de membros de guardas civis municipais de diversos estados do Brasil, buscando discutir os avanços e necessidades para um melhor desempenho das atividades.

Conforme a organização do evento, existem necessidades que devem ser debatidas e que o local mais apropriado para essas discussões é, sem dúvida, a Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante o evento foram tratados entre outros temas, assuntos como caracterização das Guardas Municipais na qualidade de órgãos de segurança pública, o seu emprego em atividades de defesa civil, o seu preparo e as garantias que devem ser asseguradas aos seus integrantes. As lideranças entendem que esse é o momento de conjugar esforços no sentido de criar as condições políticas para a discussão de assuntos relacionados com as Guardas Municipais e aos inestimáveis serviços que já prestam às populações dos municípios brasileiros.

Já o presidente do Sindicato da Guarda Civil de Ponta Porã, Manoel Antunes, destacou que é de suma importância a participação dos guardas da fronteira em um evento que reúne representantes de todo o Brasil. "É, sem dúvida, um evento grandioso, onde as pessoas trocam experiências e a nossa presença lá demonstra que estamos trilhando o caminho certo. Importante destacar que a nossa delegação só conseguiu viajar até Brasília porque contamos com o apoio do nosso prefeito Ludimar Novais, a quem agradecemos muito pela colaboração", ressaltou.