MS

Professores param hoje em MS por direitos trabalhistas

10 JUN 2016 • POR Fonte: douradosagora • 14h55
Hoje não tem aula na maioria das escolas das redes públicas estadual e municipal, em Mato Grosso do Sul. Neste Dia Nacional de Lutas, o foco é a defesa dos direitos trabalhistas. Os pais de estudantes devem entrar em contato com as instituições para se certificarem se as aulas foram suspensas porque isso vai depender de cada instituição.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), Roberto Magno Botareli Cesar, disse em nota ao Douradosagora que a categoria rechaça o fim do piso salarial e da hora-atividade.

Também são contrários à reforma da previdência, o fim da aposentadoria especial dos professores e a privatização das escolas públicas, através das Organizações Sociais e da militarização.

Os educadores protestam contra a retirada da obrigatoriedade dos recursos da Educação Pública (18% da União e 25% dos Estados e Municípios) e a alteração do regime de partilha na exploração do Pré-sal que destinaria recursos para a educação e saúde.

A entidade também se posicionou contra a "Lei da Mordaça", que está sendo debatida no Brasil e está em processo de votação na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande com o intuito de proibir e mandar para a cadeia os professores que debaterem em sala de aula questões de religião, sexualidade e política.