MS

ALMS aprova dispensa de autenticação de cópias

15 JUN 2016 • POR Fonte: Dourados News • 07h00
Os deputados aprovaram três projetos na Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira (14). Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei (PL) 21/16 que dispensa a autenticação de cópias de documentos nos cartórios de Mato Grosso do Sul.

A proposta é de autoria do deputado Marquinhos Trad (PSD). Ele ressaltou que, caso venha a ser sancionada pelo governador, a matéria vai trazer benefícios ao consumidor já que o objetivo é extinguir a cobrança por autenticação que varia entre R$ 8 a R$ 12 nos cartórios. "O cartorário vai fazer a conferência da assinatura com o cadastro no cartório e carimbar o documento como válido sem necessidade de cobrança", resume o autor.

Também em segunda votação, foi aprovado o PL 017/16, do deputado Maurício Picarelli (PSDB) que determina às servidoras públicas a realização de exames preventivos de câncer de mama e do colo de útero.

O projeto garante realização do exame com pelo menos um dia de folga e determina que as mulheres, nas quais trabalhem fora, apresentem ao empregador, no prazo máximo de 30 dias, o atestado de comparecimento ao serviço de saúde. Nesse atestado não deverá constar o diagnóstico ou o procedimento realizado.

Em primeira votação, os deputados aprovaram o PL 092/16, de autoria do deputado Junior Mochi (PMDB), que cria o cadastro estadual de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na Educação Básica de Mato Grosso do Sul. O objetivo é identificar os estudantes com altas habilidades na idade escolar para melhor atendê-los e orientar as famílias.