UEMS

UEMS/Ponta Porã: alunos do Mestrado visitam parque histórico no Paraguai

17 JUN 2016 • POR Assessoria • 12h16
Conhecer o potencial turístico através da exploração de locais históricos existentes na fronteira do Brasil e Paraguai foi o principal objetivo de uma visita técnica efetuada por um grupo de acadêmicos do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas de Produção da UEMS de Ponta Porã.

A viagem técnica foi coordenada pelas profª. Doutoras Viviane Scalon Fachin e Célia Foster e ocorreu esta semana. Na oportunidade, o grupo de 8 mestrandos puderam conhecer diversas atrações turísticas entre as quais o Parque Nacional de Cerro Corá.

Os alunos também visitaram outros atrativos turísticos e históricos da fronteira ,como o Museu da Erva-Mate, o Parque da Laguna Punta Porã, em Pedro Juan Caballero, além da Feira Livre da cidade.

A atividade de campo abordou a história cultural fronteiriça e durou o dia inteiro. As disciplinas organizadoras do programa de Mestrado da Unidade de Ponta Porã foram Cultura Sociedade e Economia, e Seminários II – das professoras Célia Foster e Viviane Fachin, respectivamente.

Parque de Cerro Corá

O Parque Nacional de Cerro Corá é uma reserva ambiental localizada a 35 quilômetros de Ponta Porã, dentro do território paraguaio. Ali ocorreu a última batalha da Guerra do Paraguai, no dia 1° de março de 1870, pondo fim ao maior conflito armado da história da América do Sul.

No local, forças do Exército Brasileiro se confrontaram com a guarda do Marechal Solano Lopez, governante paraguaio na época.

Hoje, atrai turistas de diversas partes do mundo que buscam conhecer parte da História do país vizinho e da formação da fronteira bem como informações sobre os recursos ambientais da região. A visita técnica permitiu que os alunos pudessem efetuar um trabalho de pesquisa de campo. Eles estavam acompanhados pelo professor Aparecido Lazaro Justiniano, dono da agência de turismo Passeio, de Dourados.