Quando frequentes, pernas inchadas devem ser investigadas mesmo no calor. Entenda o problema e elimine de vez o inchaço das pernas

Quando frequentes, pernas inchadas devem ser investigadas mesmo no calor. Entenda o problema e elimine de vez o inchaço das pernas

6 JAN 2012 • POR • 15h30
Corpo a Corpo

Você sente as pernas incharem quando as temperaturas sobem? Isso ocorre porque, diante do calor, os vasos sanguíneos se dilatam e o líquido ali presente transborda. Se o problema acontecer repetidas vezes, vale a pena investigar. No entanto, medidas simples podem ajudar a reverter o quadro. Confira as dicas de Henrique Guedes Neto, cirurgião vascular do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

Fique atenta!
- Vá ao ginecologista com regularidade. Um dos agravantes do edema é a alteração hormonal, que ocorre geralmente no período pré-menstrual e durante a menopausa.

- Mantenha o peso ideal. O líquido que extravasa e causa o inchaço fica retido no tecido gorduroso. Portanto, quanto mais gordura, maior o território para depósito de líquido.

- Faça exercícios físicos regularmente e dê algumas voltinhas durante o expediente. Ao se movimentar, você auxilia o “bombeamento” dos líquidos retidos.

- Procure um médico vascular ao menor sinal de varizes. Independentemente da intensidade, as veinhas podem ser as responsáveis pelo aumento desse incômodo.