Messi fatura Bola de Ouro e iguala Ronaldo e Zidane

Messi fatura Bola de Ouro e iguala Ronaldo e Zidane

9 JAN 2012 • POR Gazeta Press • 19h31
AFP
O argentino Lionel Messi, do Barcelona, foi eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do mundo em 2011, superando o companheiro Xavi e o rival Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Entre as mulheres, a japonesa Homare Sawa superou a brasileira pentacampeã Marta e a norte-americana Abby Wambach.

"É uma honra imensa. Queria compartilhar com as pessoas que me ajudaram, jogadores, técnico... Aos meus companheiros tanto no Barça quanto na seleção argentina. Quero compartilhar com Xavi, é um prazer estar com você na equipe", disse Messi, pouco tempo depois de receber o troféu das mãos do brasileiro Ronaldo Fenômeno.

Ganhador também nos últimos dois anos, o argentino manteve seu domínio e se tornou o primeiro a receber o prêmio em três temporadas consecutivas, já que Ronaldo (2002, 1997 e 1996) e Zidane (2003, 2000 e 1998), outros com três troféus, venceram alternadamente.

Messi, o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e o espanhol Xavi Hernandez (Barcelona), também foram os três melhores do planeta em 2009 no prêmio Bola de Ouro, parceria da entidade máxima do futebol mundial com a revista France Football.

Apesar do fiasco na Copa América realizada na Argentina, o camisa 10 do Barça era favorito. Ele foi o destaque dos catalães na conquista do Mundial de Clubes, do Campeonato Espanhol e da Copa dos Campeões do ano passado, além das Supercopas Europeia e Espanhola.

Entre as mulheres, já esperado que a hegemonia de Marta, ganhadora de todas as edições desde 2006, fosse interrompida. Desta vez, a jogadora do Western New York Flash tinha concorrência fortíssima. Tanto a japonesa Homare Sawa (Kobe Leonessa) quanto a norte-americana Abby Wambach (Washington Freedom) foram finalistas do Mundial de seleções. A vencedora Sawa vinha com vantagem por ter sido campeã e também por ter recebido os prêmios de craque e artilheira da Copa.