Grêmio, Internacional e clubes do interior treinam com a bola que será usada no estadual de 2012

Grêmio, Internacional e clubes do interior treinam com a bola que será usada no estadual de 2012

11 JAN 2012 • POR • 09h50
Jogadores analisam o artefato e deduzem que 'não importa a cor Foto: Gabriel Cardoso / IG
O DIA

Porto Alegre - Ela já foi laranja e deu o que falar. Teve detalhes em verde, podendo ser confundida com o gramado. Agora, apresenta traços rosa. A bola do Campeonato Gaúcho é o assunto na abertura da temporada 2012 no Rio Grande do Sul.

Inter e Grêmio a utilizam nos treinos da pré-temporada, respectivamente, em Gramado e Bento Gonçalves. A versão atual é bem parecida com a da edição passada, mudando apenas o desenho. Sai a branca e verde, entra a branca e rosa.

"Essa bola é igual a do ano passado, só mudou a cor. A da Libertadores, por exemplo, é mais leve", disse o goleiro colorado Muriel.

Por disputar as duas competições no primeiro semestre, o Inter treina com as duas marcas. No Estadual, é da Penalty. A Nike fornece para o torneio sul-americano.

Não é o caso do Grêmio. O time de Caio Júnior treina apenas com a do Estadual – a estreia na Copa do Brasil é somente em 7 de março. Deixando a polêmica da cor de lado, os goleiros tricolores alertam para os perigos de serem surpreendidos. Victor fez um observação interessante: os jogadores ainda estão acostumados com a usada no Brasileirão do ano passado.

"O ideal para se adaptar é um período de seis meses, algo que não existe no calendário. Então, temos de fazer isso o mais rápido possível. Por isso, fazemos treinos específicos de diferentes distâncias com variações de força em chutes e cruzamentos", explicou.

É a mesma opinião do reserva Marcelo Grohe. Para ele, o goleiro precisa ter tranquilidade para agir no momento certo:

"A bola pode ter variações, especialmente em chutes de longe. Então, é preciso esperar para definir a jogada".

O auge da polêmica envolvendo foi em 2006. Aquela edição do Campeonato Gaúcho tinha uma bola cor de laranja. Apesar de diferente e chamativa, prejudicava o jogo quando disputado à noite, em estádios de iluminação não tão boa.