Pássaros engaiolados que saíram de MS são apreendidos em São Paulo

Pássaros engaiolados que saíram de MS são apreendidos em São Paulo

12 JAN 2012 • POR G1 • 13h58
Guardas municipais de Barueri, na Grande São Paulo, apreenderam na madrugada de ontem (12) cerca de 1.500 canários da terra que eram transportados em gaiolas dentro de um frigorífico.

Os guardas civis municipais faziam um patrulhamento de rotina e suspeitaram do caminhão de carga, que era seguido por num automóvel prata, conforme mostrou o SPTV.

As aves silvestres podem custar R$ 1.000 cada. Para não chamar a atenção, estavam escondidas em bolsas pretas.

O motorista do caminhão disse aos guardas que vinha do Mato Grosso do Sul para São Paulo para entregar carne. No caminho, durante uma parada num posto de combustível, foi abordado pelo dono do carro prata.

O dono da casa para onde as aves seriam trazidas contou à policia que comprou os canários no MS e que iria criá-los em cativeiro. No mesmo local, os policiais encontraram outras 600 aves em extinção, como o azulão. O dono não tem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) pra criar nenhum tipo de pássaro. Ele vai responder por tráfico de animais, crime cuja pena varia de seis meses a um ano. O motorista do caminhão ainda será ouvido pela polícia.

As aves serão levadas ainda nesta quinta-feira para uma organização ambiental no interior de São Paulo.