Em dezembro, cheques sem fundos atingiram menor nível em MS

16 JAN 2012 • POR Infinito Comunicação • 13h39
Um dado que reforça as pesquisas já divulgadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o levantamento de cheques sem fundos, feito pelo Banco Central, aponta que no mês de dezembro a devolução de cheques por falta de fundos atingiu o menor nível desde abril de 2011.

“Como já esperávamos e mostrava nossa pesquisa de intenção de consumo, boa parte dos consumidores usou o décimo terceiro salário para colocar as contas em dia e está evitando novo endividamento”, avalia o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul, Edison Ferreira de Araújo.

De acordo com as informações do Banco Central, em dezembro último foram devolvidos no Estado 108,7 mil cheques, ao passo que em novembro foram 123,7 mil. O montante passou de R$ 209 milhões para R$ 180,9 milhões. O presidente da Fecomércio MS lembra que os cheques são pouco usados para compras em relação às demais modalidades, como o cartão de débito ou crédito e o dinheiro, que juntos representam a forma de pagamento de mais de 90% das compras.