RIO GRANDE DO SUL

Gramado e Canela são opções para a criançada de férias

As duas cidades possuem influências tanto alemãs quanto italianas

24 JAN 2018 • POR Da redação • 14h35
Para quem viaja com crianças, a Serra Gaúcha possui uma grande quantidade de opções para garantir a diversão nas férias ou feriados. Gramado e Canela, naturalmente, são o principal destino daqueles que visitam a parte mais montanhosa do Rio Grande do Sul.

Ambas estão razoavelmente perto de Porto Alegre, com acesso fácil, e possuem todo um charme cultivado ao longo de décadas de turismo em qualquer estação – há desde os que preferem ir no inverno para curtir o friozinho até aqueles que querem justamente fugir disso e visitam a região no verão.

As duas cidades possuem influências tanto alemãs quanto italianas, as colônias que estabeleceram em peso o interior gaúcho no século 19. Mesmo com apenas 77 mil habitantes somadas, Gramado e Canela conseguem receber cerca de um milhão e meio de turistas anualmente. E, é claro, tudo tem um motivo.

Entre belezas naturais e o clima aconchegante da arquitetura e gastronomia influenciadas pela colonização europeia, existem muitas razões para visitar a Serra Gaúcha. E com crianças tudo fica ainda melhor e mais divertido!

Como chegar em Gramado

A forma mais comum e prática de chegar a Gramado é através de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul recebe voos diários e frequentes de todo o Brasil e está a apenas 115 km da Serra, com algumas alternativas para chegar ao destino final. O aeroporto mais próximo, porém, é o de Caxias do Sul – mas com menos opções de cidades atendidas e pouca estrutura.

Quando ir

Tudo varia muito da preferência da família para a viagem. Gramado e Canela são cidades completamente voltadas ao turismo, então há muita gente por lá o ano todo. E nos dois períodos de férias escolares, tanto em dezembro e janeiro quanto em julho, fica tudo ainda mais cheio. Mas são, também, as principais temporadas na região.

No meio do ano o que atrai muito público às duas cidades é o frio. Casais e famílias buscam encontrar um clima de inverno que é muito difícil de se ter na maior parte do país. As temperaturas podem ficar abaixo de neve e, com sorte (ou azar, para alguns), há incidência de neve. O mais normal, no entanto, são apenas geadas. Em agosto ainda há o badalado Festival de Cinema de Gramado. E em outubro, no mês das crianças, Canela recebe o Festival Internacional de Teatro de Bonecos.

O que fazer em Gramado e Canela com crianças

Para começar, é bom procurar uma hospedagem que ofereça atrações infantis. E existem algumas do tipo em Gramado, com atividades de recreação para a criançada – ao menos em épocas como o Dia das Crianças e o Natal.

De toda forma, não falta o que fazer com as crianças na região. Começando por Gramado, talvez a atração mais esperada pelos pequenas seja a badalada Snowland. O local funciona como um parque temático totalmente voltado para a neve, e lota em finais de semana e feriados. Existem três parte: o Vilarejo Alpino, com patinação no gelo; a Montanha da Neve, com pista de esqui e esquibunda, além de outras atividades infantis; e o Restaurante. Ainda há cafés e lojas, e muita diversão para pais e filhos.

O Minimundo é um parque infantil ao ar livre com réplicas em miniatura de castelos, igrejas e tudo que compõe uma cidade – incluindo até um aeroporto. São mais de 2500 bonequinho no local, que ainda conta com atores para interagir com o público. Há também um parquinhos para os pequenos brincarem.

Outro ponto turístico imperdível para levar a criançada é o Gramado Zoo. O parque apresenta apenas animais oriundos da fauna brasileira (incluindo onças, pumas e emas) e não tem grades, apenas vidros blindados. É possível ainda entrar no viveiro de passáros, que inclui belos tucanos. As atividades organizadas pela equipe do zoológico são ótimas para os pequenos aprenderem um pouco mais sobre os bichinhos.

O famoso Museu de Cera Dreamland é outro programa para agradar a criançada. Com estátuas fiéis de personalidades do cinema, da política, da música, super heróis e muito mais, tem tudo para cair no gosto da família toda e render boas fotos. Bem em frente fica o Reino do Chocolate, parque voltado para a iguaria e para conhecer sobre a história do cacau e dos chocolates.

E, claro, comprar várias delícias. Outra alternativa semelhante é o Mundo do Chocolate da Lugano. Nele, a marca expõe estátuas feitas de chocolate com réplicas de animais, esculturas e pontos turísticos de todas as partes – incluindo o Cristo Redentor e a Torre Eiffel.

Para sair um pouco dos parques e curtir a cidade, o Lago Negro é uma boa pedida para aproveitar a natureza e ainda se divertir com pedalinhos e barquinhos para passear em suas águas. O lago é bem aconchegante e ótimo para fotos em família. Já fora da cidade a caminho de Canela, o Ecoparque Sperry é uma reserva ecológica com trilhas, mirantes, cascatas e opções para almoçar.

Chegando na cidade vizinha, o Alpen Park talvez seja a principal atração voltada para os fillhos por lá. É um parque de diversões que mistura brinquedos como cinema em 4D, montanhas-russas, quadriciclos e trenós com atividades de aventura como rapel, muro de escalada, tirolesa e mais. Tem de tudo, e para crianças das mais variadas idades. E a grande área verde garante o contato com a natureza.

Outro parque destinado à família inteira é a Terra Mágica Florybal. Nele há playgrounds, simuladores de montanhas-russas, cascatas de chocolate, réplicas de animais e de dinossauros e várias atividades lúdicas para os pequenos. Ao lado fica o Vale dos Dinossauros, que também aposta em reproduções gigantes dos bichões para atrair pais e filhos.

Um outro belo passeio em família é o do Parque da Cascata do Caracol. É a cachoeira mais famosa da Serra Gaúcha, e agora há a possibilidade de pegar bondinhos aéreos para ter uma linda visão panorâmica de cima de toda a paisagem dela. Com 131 metros, é a maior queda d’água do Rio Grande do Sul. É possível também apreciar a força da natureza em um elevador ou através de trilhas. Em uma das paradas há esculturas de animais que reproduzem os sons dos bichinhos – grande atrativo para a criançada.

E assim como Gramado tem o Snowland, Canela responde com o seu Mundo Gelado. Dentro do parque a temperatura fica sempre na casa de 10 graus abaixo de zero, e os visitantes recebem casacões na entrada. Dentro é uma caverna muito fria e com esculturas de gelo, além de muitas atrações infantis.