PONTA PORÃ

Ministro paraguaio acredita em disputa pelo tráfico na fronteira

28 FEV 2018 • POR Da redação • 15h05

O ministro da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, Hugo Vera, acredita que a fronteira com o Brasil, mais precisamente entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, enfrentará uma nova disputa pelo controle do tráfico de drogas após a prisão de Elton Leonel Rumich da Silva, 33, o Galã, na noite de ontem (27), no Rio de Janeiro (RJ).

A afirmação foi dada a rádio ABC Cardinal, na manhã desta quarta-feira. “Vai haver disputa”, disse ao ser questionado sobre a guerra pelo tráfico nessa região dos dois países.

De acordo com o Dourados News, para ele, a prisão de Galã deixará espaço aberto para que grupos criminosos se aproveitem do fato e comecem a atacar rivais.

No entender de Veras, o brasileiro era um dos grandes articuladores do PCC (Primeiro Comando da Capital) em terras paraguaias.

“Era articulador do PCC no Paraguai (...) tinha perfil de chefe do tráfico e um dos que planejaram o assassinato de Jorge Rafaat”, disse o chefe da Senad se referindo ao narcotraficante Jorge Rafaat Toumani, morto em emboscada na cidade de Pedro Juan Caballero em junho de 2016.

A prisão de Galã

Elton Leonel Rumich da Silva, 34, foi preso na terça-feira, dia 27 de fevereiro, no Rio de Janeiro (RJ) quando fazia uma nova tatuagem em estúdio localizado no bairro de Ipanema.

Ele usava documento falso no momento do fato.