ELEIÇÕES DO PARAGUAI

Urnas são encerradas no Paraguai, e conservador Mario Abdo Benítez lidera apuração

Segundo o Tribunal Eleitoral, participaram das votações cerca de 65% dos 4,2 milhões de eleitores

22 ABR 2018 • POR G1 • 14h05

O candidato direitista Mario Abdo Benítez está liderando a eleição presidencial no Paraguai neste domingo (22), na contagem de votos após o fechamento das urnas. Com metade das urnas apuradas, ele recebeu 47,3% dos votos, segundo a Reuters.

Seu principal oponente, o liberal Efrain Alegre, de uma coalizão de centro esquerda, detinha 42,2% da preferência dos eleitores.

Os centros de votação fecharam às 16h local (17h de Brasília), sem incidentes, informou a autoridade eleitoral. Participaram da eleição cerca de 65% dos 4,2 milhões de eleitores.

Outros oito candidatos competem pela Presidência, mas sem chances reais de vencer, de acordo com as pesquisas.

Nas eleições, de um só turno, também está em jogo a composição do Congresso (Senadores e Deputados) e os governos dos 17 departamentos, além das cadeiras no Parlasur (Parlamento do Mercosul).

Em conjunto, foram apresentadas mais de 15 mil candidaturas desde as fileiras de 23 partidos, 17 alianças, outros tantos movimentos e quatro combinações.

Foram desdobrados cerca de 300 observadores internacionais em todo o país de organismos como a União Europeia (UE), a Organização de Estados Americanos (OEA) e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore).

O vencedor desta eleição sucederá em agosto o presidente Horacio Cartes, um empresário da indústria do tabaco que, nestas eleições, candidatou-se ao Senado.