PARAGUAI

Ministério da Saúde afirma que casos de Chikungunya subiram para 11, em Pedro Juan

No mesmo período, os números de casos de dengue confirmados chegaram a quatro

1 MAI 2018 • POR Da redação • 12h50

O diretor da 13ª Região de Saúde, do Ministério da Saúde do Paraguai, Drº. Rubén Paio Medina, afirmou ontem (30), que até o momento, já foram confirmados 11 casos de chikungunya, em Pedro Juan Caballero, fronteira com Ponta Porã.

Segundo o médico, a situação é motivo de preocupação para as autoridades de saúde na região, visto que uma situação considerada atípica no país. 

"Ficamos muito surpresos com o aumento no número de casos confirmados da doença", declarou em entrevista ao jornal ABC Cardinal.

Medina explicou que a primeira suspeita foi confirmada no final de março e que em abril, os registros aumentaram bastante. Todos os casos foram confirmados com avaliações clínicas e laboratoriais e o profissional admite que podem existir mais pessoas infectadas, porém, aguardam confirmação dos exames.

Em referência aos casos de dengue, informou que até o momento foram comprovados quatro casos e que todos os pacientes já receberam alta do hospital e permanecem fora de risco. No entanto, os casos de chikungunya somaram mais que o dobro da dengue, registrando um fenômeno incomum no Paraguai.

O representante governamental informou ainda que já foram identificadas pessoas com sintomas da doença, em Assunção. " A chikungunya é caracterizada pela dor mutiladora e a responsabilidade de não espalhar este vírus é dever de todos os cidadãos ", alertou.