DIA D

Paraguai aproveita e abre postos para vacinação contra sarampo na fronteira

Doze unidades de saúde de Pedro Juan Caballero estão abertas neste sábado (18)

18 AGO 2018 • POR G1MS • 10h15

Paraguai aproveitou o Dia D de vacinação contra sarampo e poliomelite no Brasil e também imuniza moradores. Doze postos de saúde de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha à sul-mato-grossense Ponta Porã, estarão abertos até às 12h (de MS).

No país vizinho a imunização é um pouco diferente: crianças e adultos podem ser vacinados contra várias doenças. Por lá, a maior preocupação é igual ao do Brasil: o sarampo.

Mesmo sem casos de sarampo no Paraguai, a preocupação é por conta dos registros no Brasil e na Argentina. Além disso, o fluxo de pessoas na linha internacional é grande todos os dias.

Crianças paraguaiasque têm dupla nacionalidade podem se vacinar também em postos de saúde de Ponta Porã, mas somente contra o sarampo e a poliomelite.

Brasil

Crianças de 1 até 5 anos que ainda não receberam uma dose da vacina contra a poliomielite e/ou sarampo nos últimos 30 dias precisam comparecer à unidade de saúde mais próxima.

Só 16% do público-alvo da campanha nacional foi imunizado, segundo o Ministério da Saúde. A campanha começou no dia 6 de agosto. Mais de 36 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos neste dia de mobilização.