PARAGUAI

Casa e carros são explodidos na fronteira e chacina pode ter motivado ataque

19 DEZ 2018 • POR Luiz Guilherme • 14h00
ABC Color

Na madrugada desta quarta-feira (19/12), duas casas e uma garagem com vários veículos foram atacados por um grupo de 30 criminosos, na cidade paraguaia de Ypejhú, na fronteira com o Brasil através de Paranhos. 

O jornal do país, ABC Color informou que o bando chegou no local por volta de 3h30, a bordo de cinco caminhonetes, com armas de grosso calibre e explosivos. Em uma das casas atacadas, estava uma mulher de 30 anos, identificada como Antonia Alderete Peralta, e o filho dela, de seis meses. Eles foram retirados a força da residência.

Com o imóvel vazio, os bandidos atiraram bombas e logo depois se deslocaram ao local onde estavam os veículos, incendiando todos. 

Ninguém ficou ferido no atentado, segundo o jornal. 

Motivação

Mais tarde a imprensa paraguaia divulgou que uma chacina, que deixou cinco mortos, ocorrida em outubro de 2015, em frente a uma padaria, no município de Paranhos, teria motivado o atentado desta madrugada. 

Isso porque as propriedades que foram bombardeadas e alvos de tiros pertencem a Diego Zacarias Alderete Peralta, que comandava, de acordo com o ABC Color, o tráfico de drogas na região. 

Ainda de acordo com o jornal, a suspeita é que o ato seja uma mensagem a Zacarias. 

A chacina

No dia da chacina, 19 de outubro de 2015, Bruno Vieira de Oliveira, Arnaldo Andrés Alderete Peralta, Rodrigo Silva, Denis Gustavo e Mohamed Youssef Neto, acabaram executados. 

Os suspeitos passaram em uma Toyota Hillux e começaram a atirar. 

Foram aproximadamente 100 disparos de fuzil. Segundo a polícia, os tiros tinham como ‘endereço’ uma pessoa ligada ao tráfico de drogas. 

Arnaldo e o irmão dele, Diego Zacarias Alderete Peralta, que teve a perna amputada no mesmo atentado, eram considerados os ‘chefes’ do narcotráfico.